Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 28 de abril de 2016, 20h58

Setas realiza 'Semana Estadual da Adoção'


Família não se constitui exclusivamente pela consanguinidade. Esse é o fundamento essencial que será trabalhado com a população mato-grossense durante a Semana Estadual da Adoção, realizada durante o mês de maio pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

O evento é realizado em parceria com a Associação Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Conselho da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, Comissão da Infância e Juventude da OAB e Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).

A intenção é, por meio de uma série de eventos, disseminar a adoção, seus aspectos legais e temas relacionados, para consolidar uma nova cultura do ato, sem mitos ou preconceitos. A agenda começa na segunda-feira (02.05), com a Abertura da Semana Estadual e Premiação do VI Concurso de Redação. O evento será realizado no Teatro Zulmira Canavarros, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT).

Na quarta-feira (04.05), a população está convidada a participar da abertura oficial da Semana da Adoção, com o seminário “Proteção Integral: os Fragmentos de sua Operacionalização”, das 08h às 18h, no auditório da OAB-MT. Para participar do evento, é preciso fazer a inscrição, aqui.

“A abertura oficial será realizada neste dia e será extremamente importante a participação de todos. Nós precisamos tratar das outras possibilidades que existem para constituição de uma família, sem estereótipos e rótulos”, disse a secretária-adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira.

As “Responsabilidades e Desafios na Promoção do Direito à Família”, serão debatidos com toda a sociedade mato-grossense durante uma audiência pública, que acontecerá na próxima quinta-feira (05.05), às 09h no auditório Milton Figueiredo, na AL-MT.

Sábado (07.05), durante o evento “Vem Pra Arena”, todos estão convidados a participar do “Adoçarte”, que tratará de família, adoção e diversão por meio de atividades recreativas realizadas com crianças e adultos. O evento será iniciado Às 16h, na Arena Pantanal, em Cuiabá.

Finalizando a Semana Estadual da Adoção, no dia 22 de maio, será realizada a “Caminhada da Adoção”, no Parque Tia Nair, às 17h, uma ação para chamar a atenção do público local sobre a necessidade de desmitificação do processo adotivo.

Adoção

Atualmente em Mato Grosso são 608 crianças em situação de acolhimento, segundo dados fornecidos pelo Ceja, por meio do Cadastro Nacional de Adoção. Ou seja, são crianças que estão em lares ou unidades a espera de que seus processos adotivos sejam finalizados, independente da forma, pela Justiça.

Nesse cenário, constitui-se ainda que na região Centro-Oeste apenas 76 crianças estão aptas para o processo adotivo. O que significa que o processe de adoção já foi aprovado judicialmente e que elas estão em lares ou abrigos a espera de que uma família as adote.

Na Semana Estadual da Adoção, todos esses dados e processos poderão ser discutidos com a sociedade, além de ser esclarecido os personagens e procedimentos que compõem o processo adotivo brasileiro. Com isso, espera-se entre outros fatores, estimular o adoção como meio de instituir família. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114