Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 02 de maio de 2016, 10h52

Primeira edição de 2016 vai celebrar aniversário de Mato Grosso


.

A primeira edição de 2016 do Vem Pra Arena Será no sábado (07.05), com diversas atividades culturais gratuitas, a partir das 17h no entorno da Arena Pantanal. Evento que já entrou para o calendário cultural do estado, o Vem Pra Arena é uma realização do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Como nas edições do ano passado, shows musicais, espetáculos de artes cênicas e intervenções artísticas, além da praça gastronômica, estão na programação.

Diversidade artística é a marca desta primeira edição do ano, que celebra o aniversário de Mato Grosso. As atrações que integram a programação representam a pluralidade de povos e culturas que formam esse estado.

As intervenções artísticas têm início às 17h com a apresentação da Comadança, grupo de dança contemporânea de Cuiabá. Contemplada no Circula MT – editais da Cultura 2015, a companhia percorreu, nos últimos meses, três municípios de diferentes regiões de Mato Grosso, Barra do Bugres, Cáceres e Alta Floresta.

As artes cênicas serão contempladas também com a apresentação do Teatro Faces, de Primavera do Leste. Em seguida o público poderá conferir duas manifestações marcantes da cultura regional, o Congo de Nossa Senhora de Livramento e uma performance indígena.

Os humoristas Totó Bodega e Comadre Pitú são os apresentadores desta primeira edição que conta ainda com três projetos voltados à literatura – Inclusão Literária, do produtor Clovis Mattos; a Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça Itinerante e uma feira literária.

Palco

 

.

As apresentações no palco começam a partir das 18h com o grupo de siriri Cuiabaninhos Franciscanos, seguido do grupo vocal Alma de Gato. Composto por Gilberto Nasser, Jefferson Valle, Kael Nasser e Matheus Felipe e regido por Jefferson Neves, o quarteto de vozes masculinas surgiu em 2004. O repertório vai do clássico erudito ao popular, passando pelo rock, pop internacional, MPB, samba, serestas e a música regional, com destaque para o rasqueado cuiabano.

Em seguida sobem ao palco os dançarinos do Centro de Tradições Gaúchas Pousada do Sul, do município de Querência.

Em homenagem ao centenário do poeta cuiabano Manoel de Barros, celebrado em 2016, esta edição do Vem Pra Arena traz o cantor, compositor e instrumentista Márcio de Camillo. Movido por uma grande admiração pela obra do escritor mato-grossense, ele mergulhou no universo do autor e gravou o elogiado CD Crianceiras, projeto educativo no qual os poemas e versos de Manoel ganharam interpretação musical inédita para o público infantil. Além de tocar e cantar, durante a apresentação Márcio de Camillo contracena com imagens transmitidas em um telão, uma atração à parte neste show.

Vencedora do Festival de Quadrilhas do Vale do Araguaia no ano passado, a quadrilha Balancê do Cerrado, de Nova Xavantina, sobe ao palco para mostrar toda a tradição daquela região. Realizadas há cerca de 15 anos, as competições de quadrilhas mantém viva a cultura local enraizada nas comunidades e já fazem parte do calendário cultural de Mato Grosso.

O trio Pescuma, Henrique e Claudinho traz para esta primeira edição do Vem Pra Arena a música regional, em especial o rasqueado cuiabano, do qual são legítimos representantes. E para encerrar a noite, Felipe & Ferrari embalam o público com o melhor do sertanejo. Entre as canções mais conhecidas da dupla está “A carta de Larissa”, cantada em forma de história e cujo clipe superou 5 milhões de acessos no YouTube. Vale ressaltar que o acesso à Arena Pantanal é gratuito. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114