Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 06 de maio de 2016, 12h12

Embrapa tem semana e sessão especial na Assembleia Legislativa do AM


De 9 a 13 de maio a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é tema de uma sessão especial e tem uma semana inteira de trabalho para mostrar suas tecnologias na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A Semana da Embrapa, promovida pela casa legislativa amazonense, é uma forma de estimular o debate sobre a pesquisa agropecuária no Estado e de levar à sociedade importantes informações sobre a produção sustentável de alimentos na Amazônia, por meio do uso da ciência e tecnologia.

Conforme o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Unidade da empresa sediada em Manaus, Luiz Marcelo Brum Rossi, a Semana da Embrapa abre a possibilidade de apresentar aos membros da Assembleia Legislativa, parceiros e à população em geral as soluções tecnológicas que a Embrapa desenvolveu para o setor primário do Amazonas e para a região amazônica, nos mais de 40 anos de pesquisa.

"São tecnologias voltadas para as principais culturas da região, como banana, guaraná, cupuaçu, piscicultura, grãos, mandioca, seringueira e outras, que podem alavancar a produção agrícola do Amazonas, gerando emprego e renda principalmente nos municípios do interior, e tornando, assim, o Estado autossuficiente na produção desses cultivos, além de garantir a segurança alimentar da população", destacou Rossi.

A programação da Semana da Embrapa, que acontece nos prédios da Aleam, conta com exposição de tecnologias e sessão especial, no dia 10 de maio (terça-feira), às 12h, além de uma agenda com cursos nas áreas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, guaraná, cupuaçu, silvicultura, mandioca, grãos, piscicultura, banana, seringueira, análise de solos e folhas e agricultura sustentável.

Todos os cursos já estão com vagas esgotadas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail cpaa.eventos@embrapa.br ou telefone (92) 3303-7860.

Exposição e visita à Embrapa

De 10 a 13 de maio acontece uma exposição das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental. A mostra vai ser realizada no hall de entrada da Aleam, das 9h às 14h. No dia 13 de maio ocorre uma visita à Sede da Embrapa Amazônia Ocidental (AM 010, Km 29), das 8h às 12h – também com vagas já esgotadas.

Embrapa Amazônia Ocidental

A Embrapa Amazônia Ocidental é uma das Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), empresa pública de direito privado vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atuando no Estado do Amazonas desde 1974. Sua origem vem da Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual (Uepae – Manaus) e do Centro Nacional de Pesquisa de Seringueira e Dendê (CNPSD), que se fundiram em 15 de agosto de 1989, passando a denominar-se Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Ocidental, cuja assinatura síntese é Embrapa Amazônia Ocidental. A Unidade tem sede em Manaus, AM, com atuação ecorregional orientada por planejamento estratégico, atualizado a cada quatro anos, elaborado a partir de análise dos ambientes interno e externo, de políticas governamentais e de estudos de cenários futuros. Para o desenvolvimento de suas atividades, conta com um quadro funcional formado por pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes de pesquisa.

Por se tratar de uma Unidade de Pesquisa Ecorregional, a Embrapa Amazônia Ocidental contempla estudos em diversas linhas de atuação, tais como: Aquicultura; Culturas Alimentares; Plantas Medicinais; Cultura do Cupuaçuzeiro; Cultura da Seringueira; Cultura do Guaranazeiro; Bananicultura; Cultura da Palma de Óleo (Dendê); Sistemas Agroflorestais; Silvicultura e Manejo Florestal; Citricultura; Olericultura (Hortaliças); Integração Lavoura Pecuária e Floresta; Agricultura sem queima; e Terra Preta de Índio. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114