Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Sexta, 20 de maio de 2016, 22h34

Dom Quixote chega a Porto dos Gaúchos nesta sexta-feira e sábado


.

Dom Quixote – o cavaleiro andante, clássico personagem da obra de Miguel de Cervantes, na companhia de seu confiável escudeiro, Sancho Pança, continua suas andanças. Desta vez o destino é Porto dos Gaúchos, cidade que recebe o espetáculo “Dom Quixote”, do Teatro Experimental de Alta Floresta (TEAF), nos dias 20 e 21 de maio, às 15h e 19h30, respectivamente, na escola municipal Gustavo Adolfo Wilke.

Serão oito apresentações de Dom Quixote e quatro oficinas em quatro cidades de Mato Grosso. Além de Porto dos Gaúchos, Poconé, Juína e Primavera do Leste receberão o projeto contemplado pelo edital de incentivo à produção e descentralização cultura, Circula MT, idealizado pela Secretaria Estadual de Cultura.

A peça Dom Quixote, tem como diretor o português Horácio Manuel, e foi montada pelo Teatro Experimental de Alta Floresta em 2008. Dom Quixote, de Cervantes, é um clássico mundial. No ano de 2002, foi considerado o melhor livro do mundo, por uma comissão de 100 críticos literários de diversos países. Trabalha temas como sabedoria, amor, amizade, justiça, luta e loucuras, que são complexos, e ao mesmo tempo, populares, talvez seja, um dos segredos do sucesso da obra.

Em sua última viagem, o fidalgo Dom Quixote, sai em busca aventuras. Nas andanças, enfrenta leões, gigantes e demais seres que competem a seu mundo imaginário. Entre lutas e batalhas, mesmo que contra os moinhos de vento, que o mesmo verá como “monstros” raivosos, Quixote se envolve na busca incansável pelo amor de Dulcinéia. Ao vencer uma batalha, brada: “Haveis de confessar que a minha namorada Dulcinéia é a menina mais linda do mundo”.

Ronaldo Adriano, ator e diretor do TEAF, fala do projeto Quixoteando por Mato Grosso e as possibilidades que se abrem com a aprovação no Circula MT. “Fazer a peça no nosso Estado, sair quixoteando por aí, é muito motivador. Ainda mais se considerarmos que das quatro cidades, apenas em uma já tivemos a oportunidade de apresentar a peça. Além das apresentações para estudantes e comunidade em geral iremos ministrar oficinas e com isso poderemos contribuir com a formação de artistas locais. O Circula MT é muito importante porque prioriza a diversificação da produção artística. A arte precisa circular, precisa ser acessível ao público e o projeto torna isso possível”.

Quixoteando por Mato Grosso, irá somar à vasta lista de viagens e andanças do grupo TEAF. O grupo fez no mês de março uma mini turnê no estado de Pernambuco, nas cidades de Recife e Petrolina. O ano de 2016 será um ano com atividades constantes para o grupo.

Serviço:
O quê: Projeto Quixoteando por Mato Grosso
Patrocínio: Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura
Realização: Teatro Experimental de Alta Floresta
Onde: Porto dos Gaúchos, Juína, Poconé e Primavera do Leste
Quando: maio e junho de 2016
Ingresso: Gratuito
Informações: contato@teatroexperimental.com.br 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114