Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Sábado, 21 de maio de 2016, 10h06

32ª Bienal de São Paulo debate extinção e preservação em Cuiabá


Sob o título Incerteza viva (Live Uncertainty), a 32ª Bienal de São Paulo busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição acontece de 10 de setembro a 12 de dezembro de 2016, em São Paulo, reunindo aproximadamente 90 artistas e coletivos. Como parte da pesquisa desta edição e já iniciando os programas públicos, uma série de Dias de Estudo conduzirá o pensamento investigativo até a exposição.

Compostos por seminários que discutirão o panorama temático com o público geral e com agentes de diferentes disciplinas, os Dias de Estudo vão expandir a Bienal para além de suas fronteiras, tanto temporais quanto territoriais, desdobrando os conceitos em torno da Incerteza. Temas correlatos como subjetividade, fantasmas, inteligência coletiva, sinergia, ecologia e medo estarão em debate, estabelecendo um diálogo com as questões atuais mencionadas acima, bem como com mitos, tradições, formas de linguagem e modelos de educação.

Cada um dos quatro Dias de Estudo acontecerá em um lugar específico, que servirá de ponto de partida para uma jornada investigativa até São Paulo. Em Cuiabá, coração do cerrado, um dos mais ricos e frágeis biomas do mundo, as atividades do Dias de Estudo: Encontro performativo – Pactuar com o futuro – acontecem neste sábado (21), às 16h no Instituto de Linguagens (segundo piso, sala M), na Universidade Federal de Mato Grosso.

Ao entender a cultura como parte das questões socioambientais, nesta atividade os debates têm o intuito de pensar sobre o que é possível e preciso para criar outros mundos e futuros.

Os Dias de Estudo incluirão tanto visitas de campo a centros culturais, comunidades locais, reservas ecológicas, estúdios de artistas, centros de referência e pesquisa, quanto conferências abertas ao público, ministradas por palestrantes convidados e profissionais locais que venham de diferentes contextos e disciplinas. A proposta é que esses encontros promovam trocas entre os anfitriões dos projetos, profissionais e agentes das regiões e que eles sejam a base para um intercâmbio que visa desenvolver maneiras de pensar e de criar juntos.

Após esses encontros, haverá um seminário no edifício da Bienal em São Paulo no mês de junho de 2016, entrelaçando esses temas e as propostas desenvolvidas durante incerteza viva essa pesquisa conjunta. As questões levantadas vão alimentar a programação pública durante a exposição. Registros dos Dias de Estudos e do seminário em São Paulo serão publicados na plataforma virtual da Bienal e em publicação específica.

Participantes

Ações

Bené Fonteles, artista

Tetê Espíndola, cantora e compositora

Joca Reiners Terron, poeta e escritor

Participam também Alvaro Tukano, Gabi Ngcobo, Larissa Silva Freire, Ludmila Brandão, Mario Friedlander, Jochen Volz, Júlia Rebouças, Lars Bang Larsen, Naine Terena, Pedro de Niemeyer Cesarino, Rodrigo Nunes e Sofía Olascoaga.

Serviço

Dias de Estudo Cuiabá: Encontro performativo - "Pactuar com o futuro"

Sábado, 21 de maio, às 16h

Instituto de Linguagens UFMT - segundo piso, sala M

Av. Fernando Correa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, Cuiabá 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114