Cuiabá | MT 24/04/2024
Variedades
Quinta, 23 de junho de 2016, 20h59

Cultura Varzeagrandense é destaque na chegada da Tocha Olímpica


No clima de união de todos os povos com a presença da Tocha Olímpica em Várzea Grande, ícones da cultura, arte, dança, música e esportes de Várzea Grande foram elementos que incrementaram os pontos culturais de recepção da Tocha Olímpica marcados pelo revezamento de 8 atletas varzeagrandenses, nesta quinta-feira (23), no entroncamento da Avenida Castelo Branco e Avenida Couto Magalhães. Em momentos que antecederam a passagem do Símbolo Mundial Olímpico, inúmeras apresentações artísticas e culturais contribuíram para o entretenimento e descontração da população que formou um corredor humano ao longo dos 2 km de percurso.

No terceiro ponto cultural – em frente à pizzaria Vijomar – houve diversidade cultural com apresentações de vários segmentos culturais. Alunas do Gemine Ballet escolheram dança Egípcia para encantar o público. Estudantes da Escola Estadual Santos Dummont, de Cuiabá, apresentou um repertório diversificado com músicas popular brasileira. Já a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), Dirce Leite de Campos reuniu 100 alunos que em um único coro cantaram músicas folclóricas de domínio popular e regionais.

Já no último ponto cultural prevaleceu às manifestações culturais da nossa terra indo do tradicional à miscigenação da cultura local com apresentações do Coral de Servidores da Prefeitura de Várzea Grande com a música “É Bem Mato Grosso”, coral Canto e Encanto da Escola Salvelina Ferreira da Silva – com crianças de 5 a 10 anos com repertório eclético.

Os integrantes da Melhor Idade do Jardim Glória I e do Cristo Rei do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), apresentaram ‘Caposaúde’, um estilo de capoeira que visa qualidade de vida e ainda uma encenação com música dos anos 60. A orquestra do Instituto Jaiminho abrilhantou a mobilização do local.

A gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Luz Marina Coelho integrante do Coral da Prefeitura disse que participar da recepção da Tocha é um momento inédito na sua vida. “Várzea Grande está distante das grandes metrópoles, porém, as belezas naturais, nossa cultura é um celeiro de inestimável valor. Temos uma cultura diversificada e neste momento histórico foi uma oportunidade de mostrarmos nossa cultura e costumes para o mundo”, frisou a servidora.

O aluno do Instituto Jaiminho, Alex Arthur Fernandes Santos, 13 anos não conseguia conter-se de emoção em estar presente no evento olímpico. “Para mim é um momento especial e único. E poder apresentar talentos e conhecimentos do Instituto Jaiminho na chegada da Tocha Olímpica é ter reconhecimento mundial. Estamos honrados e satisfeitos em participar da festa olímpica de Várzea Grande”, destacou Alex.

No segundo palco, local de encerramento do evento, foi montado também um cordão humano com integrantes dos projetos ‘Juventude Ativa’ e ‘Amigas Empreendedoras’, além de estudantes do Educandário José de Anchieta e dos alunos especiais da Escola Professora Célia Rodrigues Duque (CHP).

Para o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Aparecido Fidelis, coordenador do evento em Várzea Grande, a data entrará para a história do município. “É a primeira vez que um país da América do Sul recebe os Jogos Olímpicos e Várzea Grande sentiu um pouco desse momento histórico e ímpar, o que foi marcante para nossa cidade. A Secretaria não mediu esforços para organizar a programação especial que foi apresentada, onde a nossa tradição, História e cultura se fizeram presentes em todo o percurso”, sublinhou o secretário.  



14/09/16, 09:32
Daniel disse:

Faltou o Lambadão, mas eu ajudo você, um vídeo explicando sobre: https://www.youtube.com/watch?v=Rr_2c8x8-7c


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114