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Quinta, 23 de junho de 2016, 22h05

Mestranda estuda metodologia facilitadora do ensino de Física


A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PGECN) realiza na próxima segunda-feira (27) a sessão de defesa de dissertação da aluna Christiane Valeria Costetti dos Santos Zubler. O trabalho foi desenvolvido no mestrado oferecido pelo PGECN, sob a orientação da professora Iramaia Jorge Cabral de Paulo e será apresentado às 09h, no auditório do Instituto de Física. A banca examinadora será composta, além dela, pelos professores Marcelo Paes de Barros, da UFMT, e Glauco Cohen Ferreira Pantoja, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Intitulado “Unidade de Ensino Potencialmente Significativa: Um novo jeito de abordar o tema – o espectro eletromagnético”, “o projeto de pesquisa teve como objetivo investigar a potencialidade de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), como recurso metodológico facilitador da aprendizagem significativa para o tema Espectro Eletromagnético e seus desdobramentos conceituais. Foi realizado em duas etapas distintas: 1- Construção da UEPS de forma colaborativa, em encontros de formação continuada, com duas professoras de matemática que atuam na disciplina de Física de uma Escola Estadual do município de Sinop; 2- Aplicação da UEPS em duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio em que as professoras atuam, com o objetivo de verificar a sua aplicabilidade e a busca de evidências de aprendizagem significativa”.

Quanto à metodologia, “para coleta de dados da pesquisa foram utilizados questionários, entrevistas, registro das atividades experimentais, diário de bordo, fotografias das atividades realizadas, mapa conceitual e avaliação escrita. Os dados obtidos foram sistematizados, categorizados, comparados e analisados de forma qualitativa.” E, ao final, “a análise realizada fundamentada a partir dos resultados obtidos, mostrou, de modo geral, que a unidade de ensino possibilitou uma melhora significativa do interesse dos alunos em aprender, apontou ainda algumas evidências da promoção da aprendizagem significativa, corroborando assim para a validação dessa UEPS”. 




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