Cuiabá | MT 18/04/2024
Variedades
Sábado, 25 de junho de 2016, 15h33

Escolas municipais participam da maior aula de natação do mundo


Jorge Pinho 

Pelo menos 190 alunos de quatro escolas da rede municipal de Cuiabá participaram nesta sexta-feira (24) da “Maior Aula de Natação do Mundo”. Este é o segundo ano consecutivo que escolas da rede municipal participam do evento.

A aula, promovida por organizações de segurança e de formação aquática de vários países, visa conscientizar a população sobre a importância de ensinar as crianças e jovens a nadar como forma de evitar o afogamento. A aula ocorreu simultaneamente em todos os países que aderiram ao evento.

As escolas que participaram do evento foram a Professor Ezequiel de Siqueira, Professora Maria Dimpina, Deputado Ulisses Guimarães e Dom Bosco, do Praeirinho.

Em Cuiabá o evento ocorreu na academia Medley. A coordenadora da academia, Patrícia Marchesin, destaca que ações como essas são de extrema importância para reduzir o índice de mortes por afogamentos, que é considerado muito preocupante. “Pesquisas revelam que o número de mortes por esse motivo está aumentando a cada ano. Pelo menos 17 mortes são registradas por dia e desse total três são de crianças. Nós entendemos que uma das maneiras de evitar acidentes desse tipo é ensinar a criança a nadar, pois ela terá noção do perigo e saber quando e onde pode entrar”, disse Patrícia Marchesin.

A secretária municipal de Educação Marioneide Kliemaschewsk lembrou que Cuiabá também registra alto índice de afogamentos, justamente por ser uma cidade de clima seco e de muito calor e as pessoas procuram o lazer em lagos e rios.

“Não podemos ficar inertes diante de uma situação tão preocupante. Nós trabalhamos com aproximadamente 50 mil crianças e adolescentes e precisamos unir forças para tentar reduzir esses índices. O alerta aos alunos e pais é importante e a escola tem papel fundamental nesse processo, pois prevenir ainda é a melhor saída”, ressaltou a secretária.

A diretora da escola Ezequiel de Siqueira, Eva Gonçalina de Campos, disse que a escola apoia esse tipo de evento por acreditar na importância da prática do esporte como forma de promoção da saúde. “Os índices de afogamentos são muito altos e essa é uma questão que precisa ser levada a sério e trabalhada com os alunos também em sala de aula”, disse a diretora, lembrando que a escola levou cerca 100 alunos para participar do evento.

Acompanhadas dos professores e monitores, os alunos ficaram dentro da piscina por 30 minutos, tempo cronometrado em todos os países participantes. Eles participaram de várias atividades recreativas e aprenderam questões de segurança na água. Todos os alunos receberam certificado de participação.

“Foi muito legal e divertido. Aprendi a nadar melhor e que só posso entrar numa piscina ou rio com os meus pais”, disse o aluno Kalebe Belido, 8 anos.

O treinador da equipe de natação da academia Medley, Jefferson Carvalho Mendes, que foi um dos atletas a conduzirem a Tocha Olímpica em Cuiabá falou da importância da prática da natação na vida de uma criança. “Ao incentivar a prática da natação estamos contribuindo para melhorar esses índices e, além disso, de uma aula como essa podemos revelar um grande talento para o esporte”, disse o treinador, que levou a tocha para os alunos conhecerem de perto.

Maior aula do Mundo

O evento foi criando nos Estados Unidos em 2010, justamente por causa de o país registrar um número alarmante de mortes por afogamentos. Desde 2010 pelo menos 155 mil crianças e adolescentes já participaram do evento em todo o mundo. Em 2015, foram 38.170 pessoas de 22 países participantes. No Brasil foram 3.329 participantes, conquistando a segunda posição entre os 22 países que aderiram ao evento.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114