Cuiabá | MT 25/04/2024
Variedades
Segunda, 27 de junho de 2016, 20h01

Museu das Missões receberá R$ 1,5 milhão para recuperação


O Ministério da Cultura vai liberar R$ 1,5 milhão para a recuperação do Museu das Missões, em São Miguel das Missões (RS). O anúncio foi feito pelo ministro Marcelo Calero durante visita à Fundação Iberê Camargo, nesse sábado (25), em Porto Alegre.

Recentemente, o museu foi atingido por um forte temporal, danificando sua estrutura e acervo. Com o recurso, dá-se início ao trabalho de recuperação deste importante espaço de cultura do Rio Grande do Sul.

Museu das Missões

O Museu das Missões foi criado em março de 1940, com objetivo de reunir e conservar as obras de arte ou de valor histórico relacionadas com os Sete Povos das Missões Orientais, fundados pela Companhia de Jesus na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Projetado pelo arquiteto Lucio Costa, o Museu das Missões foi o primeiro no mundo edificado para tratar do tema “Missões”. Somente alguns anos depois outros países, como Argentina e Paraguai, construíram museus que também estavam voltados para essa temática. O Museu das Missões reúne a maior coleção pública de imagens missioneiras do Mercosul. As três salas de exposição do Pavilhão Lucio Costa apresentam 81 imagens missioneiras.

Em 24 de abril deste ano, o museu foi atingido por um temporal, sofrendo danos nas instalações físicas e em parte do acervo. O vento forte quebrou vidros e esquadrias das janelas do museu e danificou peças que estavam expostas no Pavilhão Lúcio Costa. Algumas esculturas de maior porte tombaram e peças foram arremessadas para fora do prédio. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114