Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sexta, 01 de julho de 2016, 15h51

Auxiliar na transformação de universitários em cientistas


Entre os dias 7 e 8 de julho acontece o 14º Encontro de Iniciação Científica e 10º Encontro de Pós-graduandos da Embrapa Uva e Vinho, no auditório da empresa de pesquisa, em Bento Gonçalves (RS). As inscrições podem ser feitas na página do evento.

Segundo João Fioravanço, coordenador da Comissão de Iniciação Científica (IC) da Embrapa Uva e Vinho, auxiliar na formação de novos profissionais é parte importante das atividades da equipe técnica da Embrapa. "Um dos formatos idealizados para auxiliar os bolsistas da Embrapa Uva e Vinho a vivenciar a apresentação e a publicação de resultados de suas pesquisas - uma rotina para os cientistas - é a realização do Encontro de Iniciação Científica", destacou. Realizado anualmente, a programação contempla palestras e apresentação de trabalhos (orais e pôsteres).

Abrindo a programação do evento, na manhã do dia 7 de julho, Luiz Carlos Federizzi, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e (UFRGS) coordenador da área de Ciências Agrárias da Capes, irá falar sobre "O agronegócio no Brasil: inovação e formação de recursos humanos". Segundo Federizzi, o segredo para uma mudança no cenário futuro é formar os estudantes com qualidade, para que estejam preparados para resolver problemas. "Hoje, quando você chama um eletricista, ele vem com uma caixa de ferramentas e resolve o problema. Na minha palestra, vou apresentar quais itens devem estar na caixa de ferramentas dos universitários para torná-los aptos a enfrentar os problemas tecnológicos e de ciências do mundo de hoje", antecipou.

Na manhã do dia 8, a programação começa com a palestra "Uma visão da iniciação científica para a pesquisa brasileira", que será apresentada por Leo Rufato, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Além dos dados históricos sobre a Iniciação Científica no Brasil, Rufato irá comentar casos de alunos como exemplos. "Através da apresentação das histórias de bolsistas, quero mostrar para os participantes os diferentes caminhos que podem seguir. Também vou destacar alguns pontos que devem receber uma atenção especial", pontuou.

Além das palestras, os participantes poderão acompanhar a apresentação de 44 trabalhos orais e 26 pôsteres desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de enologia, viticultura e fruticultura de clima temperado (clique aqui para acessar o cronograma de apresentação). Os bolsistas serão avaliados por uma comissão e os três melhores pôsteres, os três melhores trabalhos orais de graduação e os três melhores trabalhos orais de pós-graduação serão premiados.

O evento é promovido pela Embrapa Uva e Vinho, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para mais informações clique aqui.

Serviço
O que: 14º Encontro de Iniciação Científica e 10º Encontro de Pós-graduandos da Embrapa Uva e Vinho
Quando: 7 e 8 de julho
Local: No auditório da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento 515, Bento Gonçalves.
Programação completa e inscrições: www.embrapa.br/uva-e-vinho/ic 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114