Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quarta, 20 de julho de 2016, 16h34

Rebojando concorre ao Prêmio Innovare 2016


A tarde caia ensolarada como de costume no pacato distrito de Nossa Senhora da Guia, a 25 km de Cuiabá. A única ocorrência atípica eram os gritos e risadas vindos da Praça Central. Quem se aproximava podia ver as crianças alvoroçadas com o jogo Rebojando, brincadeira que envolve educação ambiental desenvolvida pela equipe do Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Capital. Entretanto, não eram apenas os olhinhos das crianças que miravam atentamente em direção à recreação, os olhares de Nivaldo Romko também percorria cada movimento dos participantes.

.

Nivaldo é o consultor da 13ª edição do Prêmio Innovare – maior premiação no âmbito judicial e que contempla iniciativas que contribuem para a modernização, agilidade e eficiência na prestação de serviços jurisdicionais. Ele veio conhecer de perto o jogo desenvolvido pelo Juvam, na tarde desta terça-feira (19 de julho), visto que o projeto foi uma das iniciativas pré-selecionadas para concorrer ao Prêmio Innovare 2016 na categoria Juiz.

“Tive a melhor impressão possível do projeto e acredito que ele tem muitas chances devido ao seu aspecto lúdico e educativo e ao envolvimento das pessoas que estão aqui fazendo a prática, de uma forma que a gente não vê com frequência em outros projetos. O Rebojando tem um caráter pouco oficial, ele sai da formalidade e mostra que com pouco é possível se realizar muito. Essas iniciativas sempre existiram no Judiciário. Sempre existiram interlocutores que se interessaram em fazer mais do que sentenciar e julgar. E o Innovare agrega essas práticas e dá a devida divulgação”, assegurou Nivaldo.

Ele explicou ainda como funciona a verificação dos projetos que concorrem ao prêmio. “Os projetos são inscritos no prêmio de acordo com as categorias que pertencem. Depois, são pré-selecionados e visitados in loco para que possamos verificar se eles estão funcionando, bem como coletar impressões e verificar a abrangência deles. Então é feito um relatório, que é enviado à Comissão Julgadora do Prêmio, para que sejam examinados e julgados”, esclareceu o consultor.

Juvam - O juiz responsável pelo Juvam de Cuiabá, Rodrigo Curvo, que é titular da Vara Especializada do Meio Ambiente, conta que em entrevista dada ao consultor do Prêmio na quinta-feira passada (14 de julho) sobre o projeto, sugeriu que Nivaldo visse as atividades pessoalmente para que pudesse sentir a emoção das crianças durante a brincadeira. “Durante a entrevista falei sobre a origem do Rebojando, que foi idealizado pelos servidores e policiais militares do Juvam, e sobre os bons resultados que temos obtido com este trabalho”, salientou.

Segundo o magistrado, o Innovare representa o reconhecimento de uma ideia. “A ideia do Rebojando nos permitiu deixar a atuação tradicional - que é de punir um dano já realizado – para atuar em outra ponta, que é a prevenção. Acreditamos que a atuação preventiva junto às crianças, especialmente as que vivem próximas às margens dos rios, seja a melhor forma de obter um avanço significativo no que tange à conscientização da preservação ambiental”, destacou.

Alexandre Corbelino, conciliador do Juvam, concorda. “A gente ficou muito feliz em ter sido pré-selecionado já nesta primeira fase do projeto e esperamos estar em conformidade com as expectativas do consultor. Acima de tudo, nosso objetivo é passar conceitos de educação ambiental de forma lúdica às crianças, crendo que no futuro elas possam ter atitudes melhores do que nós temos hoje, no sentido da conservação do meio ambiente", assinalou.

Palhaço - Formado em pedagogia, o cabo da Polícia Ambiental Marcelo Luciano Campos é o grande interlocutor do jogo. É ele quem interage e faz as perguntas do jogo para as crianças, através do seu personagem, o palhaço Lelé Picolé Curimpampam.

“O Rebojando já está indo para dois anos. Criamos essa atividade depois que o pessoal do Programa Ribeirinho Cidadão convidou o juizado para ser um colaborador. Creio que já tenhamos atendido mais de 50 comunidades. Mas, ainda assim, cada vez que coloco a vestimenta de palhaço e estendo esta lona, é um momento único. Tem locais que a gente chega e a criança vibra tanto com o jogo que a gente se empolga também. Sem dúvida é muito gratificante saber que elas serão multiplicadoras da sensibilização ambiental", ponderou.

O jogo - Idealizado pelos conciliadores e técnicos do Juvam, o Rebojando foi a forma encontrada para chamar a atenção das crianças para a preservação do meio ambiente de forma lúdica e divertida. O jogo consiste em um tabuleiro de lona, onde é traçado um percurso entre as cidades de Barão de Melgaço e Poconé, e para avançar nas casas é preciso responder corretamente a perguntas referentes ao meio ambiente. São responsáveis pela execução do projeto o conciliador Alexandre Corbelino, o assessor jurídico Guilherme Dell Grossi, o cabo Hélio Victor Molina e o sargento Gilberto da Costa e Souza.

Comunidade - Gilmara Bom Despacho de Almeida tem 22 anos e mora no distrito da Guia. Seus dois filhos, Caique e Kayson, de 3 e 6 anos, insistiram para que ela os levasse até a praça para participar da brincadeira. "Fiquei muito feliz que vocês vieram até aqui. As crianças estão de férias e não tinham muito o que fazer. E o melhor é que elas estão brincando e aprendendo ao mesmo tempo. Só o meu pequeno que não quis brincar, porque morre de medo de palhaço", falou.

O pequeno Cazuza Bastos, de 4 anos, era um dos mais animados. Ele pulou, dançou e respondeu às perguntas que sabia durante o jogo. “Achei muito legal. Deveria fazer essa brincadeira sempre", disse o menino, antes de reclamar que não havia recebido o pirulito distribuído pelo palhaço. Logo em seguida, ele ganhou e abriu um sorrisão.

Gabriele Camargo, de 7 anos, também gostou da brincadeira e disse achar importante o cuidado com a natureza. “Acho muito importante cuidar dos bichinhos. Tenho um cachorrinho e faço questão de dar ração e carinho para ele. Gostei de aprender sobre os animais que vivem no Pantanal também. Agora que ganhei o jogo, vou ensinar para os meus irmãos e primos", disse a menina, ao confidenciar que se não estivesse na atividade provavelmente estaria ‘lavando umas vasilhas’.

Premiação – Além do Rebojando, o Poder Judiciário de Mato Grosso está concorrendo ao prêmio com outros cinco projetos pré-selecionados. O anúncio dos premiados acontecerá em dezembro, durante a cerimônia de premiação, no Supremo Tribunal Federal. A data ainda não foi definida.

Assista AQUI ao vídeo institucional sobre o jogo Rebojando.

.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114