Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Sexta, 22 de julho de 2016, 20h31

Ibram colabora em buscar por obras roubadas do Museu de Arte Sacra de Santos


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está colaborando para a recuperação de um conjunto de bens culturais, roubado no início de julho, do Museu de Arte Sacra de Santos (Mass).

Entre as peças roubadas, havia obras raras do catolicismo, como missais romanos do século XIX, de expressivo valor artístico, histórico e documental. No total, foram retirados do local 20 obras e 422 livros.

Por solicitação do museu, os itens roubados foram incluídos no Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos, gerenciado pelo Ibram, com imagens e informações descritivas sobre os itens. As informações serão compartilhadas com organismos de segurança pública e de controle aduaneiro e com comerciantes de antiguidades, artes e artefatos culturais em geral.

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) também divulgou fotografias das 20 peças roubadas e relação completa dos livros que foram levados pelos criminosos. A polícia paulista investiga o caso e divulgou retrato falado de dois suspeitos de terem participado do roubo.

Rastreamento

Com o objetivo de possibilitar o rastreamento, a localização e a recuperação dos bens, o Ibram também realizou articulação interinstitucional com a Polícia Federal e com a Interpol. O Conselho Internacional de Museus (Icom) também foi acionado, pelo próprio museu, para colaborar em nível internacional neste sentido.

Fechado após o incidente, o Mass já retomou suas atividades normais. Qualquer informação sobre a localização das peças e livros roubados pode ser enviada através do Disque Denúncia 181 ou diretamente ao Mass pelo telefone (13) 3219 1111.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114