Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Sexta, 29 de julho de 2016, 14h35

Mato-grossenses destacam 'Prepara Mais' como alternativa para estudo


Lucimara Silva se prepara para tentar todas as alternativas que tiver para um futuro melhor. Seja prestando concursos, fazendo a prova do Enem ou se aperfeiçoando para o mercado de trabalho. Para isso, ela conta com a ajuda do “Prepara Mais”, aplicativo de estudos lançado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

Aos 52 anos, Lucimara conta que já cursa psicologia em Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), mas que como gosta de aprender, sempre procura mais conhecimento, apesar das limitações financeiras. Por isso, ficou contente ao ver que o Governo de Mato Grosso se preocupou em lançar um aplicativo com o único propósito de levar mais acesso à educação para quem realmente precisa.

“Quem tem dinheiro paga esses cursinhos. Então, o Prepara Mais é uma alternativa para quem não pode pagar poder se preparar com qualidade para o vestibular ou para concursos. É gratificante ver que o Governo do Estado teve tal empenho para garantir mais educação para a população”, testemunhou.

A jovem Juliana Cardoso Ferreira, de 18 anos, também faz uso frequente do “Prepara Mais”. Ela pretende cursar psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, para isso, acessa o conteúdo educacional ofertado no dispositivo sempre que pode. “Com a greve nas escolas é bom ter uma alternativa para nos preparamos para o Enem”, ponderou.

O “Prepara Mais” é um dispositivo desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Setas, para possibilitar que qualquer cidadão, em especial os que estão em situação de vulnerabilidade social, se prepare melhor para vestibulares, Enem ou mesmo para o mercado de trabalho. Foi lançado em junho para as tecnologias Android e iOS e é gratuito.

Todos esses benefícios devem atingir principalmente as 423 mil pessoas que hoje estão em situação de pobreza em Mato Grosso e as outras 120 mil que se encontram em extrema pobreza. Para acessar o conteúdo do “Prepara Mais” em computadores, tablets ou mesmo celulares, basta que o usuário cadastre seu CPF ou Número de Identificação Social (Nis).

O titular da Setas, Valdiney de Arruda, comenta que o modelo é inédito no país e possibilita que o cidadão baixe o conteúdo programático e tenha acesso a ele mesmo sem internet. “Lançamos esse projeto de forma piloto para ver o impacto dele sobre a população e já estamos colhendo resultados ótimos. Vemos que muitas pessoas estão sendo beneficiadas com isso”, considerou.

Sem custos

O modelo do Prepara Mais foi desenvolvido pela empresa VAT Tecnologia da Informação, que desenvolve modelos de plataformas em todo o país. Ciente da vocação da Setas de concretizar a garantia de direitos para o cidadão, a empresa apresentou o projeto do Prepara Mais, com a doação do sistema de aprendizagem virtual até 31/12/2016, como forma de teste.

Conforme termo assinado entre a Setas e a VAT Tecnologia, a parceria não envolve transferência de recursos financeiros ou favorecimento em qualquer relação prévia ou posterior ao estabelecimento. Ou seja, após o prazo de doação pura e simplesmente, caso a Setas opte por dar sequência ao Prepara Mais abrirá licitação para concorrência de demais empresas.

Prepara Mais

O Prepara Mais tem por objetivo implementar novas tecnologias ao processo de aprendizagem, por meio das plataformas IP.TV e MyClass, com o propósito de criar oportunidades para subsidiar a população vulnerável, no ingresso em instituições de ensino superior e futura colocação no mercado de trabalho.

MyClass é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) integrado a um Sistema de Gestão Educacional que possui acesso ao conteúdo pedagógico em computadores, smartphones e tablets, tornando possível que os alunos tenham sempre à mão o conteúdo pedagógico de todas as disciplinas que cursam reunidas em um único dispositivo.

O ambiente também possibilita o acesso ao conteúdo pedagógico off-line, permitindo que os alunos estudem mesmo quando estiverem em locais em que não haja rede de internet. A interface do aplicativo possui navegação intuitiva, amigável e design moderno, o que possibilita fácil acesso às suas funcionalidades, tornando o aplicativo um agradável e estimulante. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114