Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 01 de setembro de 2016, 06h01

Dicas para redação científica chega à 4ª edição


Em todas as áreas da ciência, o conhecimento avança por meio da troca de ideias, em geral apresentadas, defendidas e, por vezes, contestadas, na forma de artigos científicos. Para publicar em periódicos de alto nível e elevado índice de impacto é preciso apresentar, além de resultados de pesquisas consistentes, uma redação científica de qualidade.

“A publicação é o meio necessário para você entrar no debate científico”, afirma o pesquisador Gilson Volpato na quarta edição do livro Dicas para redação científica, recentemente lançada. “O trabalho não entra na esfera dinâmica e comunicacional da ciência simplesmente por existir. Ele precisa ser visto, lido e aceito. Somente por meio da publicação seu argumento (que defende conclusões) poderá atingir os cientistas.”

Nesta edição, revista e ampliada, Volpato traz 380 dicas de como elaborar um artigo científico bem estruturado, capaz de despertar o interesse de revistas de ótima qualidade.

“As dicas abrangem todo o processo de produção de um texto científico, que começa com saber o que é ‘ciência’, o que significa ‘fazer ciência’ e termina com o acompanhamento do impacto do artigo”, disse o autor à Agência FAPESP.

Os leitores também encontrarão na obra informações conceituais da prática científica, dicas de como usar termos em inglês e indicação de jargões que devem ser evitados, além de orientações sobre autoria científica. O autor sugere, ainda, como escolher a revista para a qual enviar o artigo e faz recomendações que considera estratégicas para dialogar com os editores e revisores.

Com mais de 30 anos de experiência no ensino de ciência e redação científica, Volpato publicou diversos livros sobre o tema. Entre os mais conhecidos estão Elabore projetos científicos competitivos (2014), Ciência: da filosofia à publicação científica (2013), Dicionário crítico para redação científica (2013) e Administração da vida científica (2009).

As “dicas” da última edição têm como base a ideia, defendida por Volpato, de que os erros de redação científica vão muito além da escrita e decorrem principalmente de falhas de entendimento dos conceitos de ciência e comunicação científica. “Procuro mostrar como um cientista raciocina para encontrar soluções adequadas para toda e qualquer dúvida na estruturação e escrita de um texto científico.”

Dicas para Redação Científica, 4ª ed.
Autor: Gilson Volpato
Lançamento: 2016
Preço: R$ 65
Páginas: 288
Editora: Best Writing
Mais informações: www.bestwriting.com.br/Dicas-para-Redacao-Cientifica-4-Edicao.htm 

Agência FAPESP




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114