Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quarta, 21 de setembro de 2016, 11h17

Livro conta a história legislativa de Mato Grosso


Os trabalhos do Poder Legislativo de Mato Grosso estão imortalizados, em sua maioria, nos livros das Publicações da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso – PubliAL. São 28 volumes que contam um pouco da história mato-grossense que passa pela Casa de Leis ou de outras ações políticas, culturais, sociais e ambientais.

Este ano, a PubliAL pretende lançar 23 volumes referentes a 179 audiências públicas realizadas pela ALMT em todas as regiões do estado. Separados em oito temáticas, as impressões vão contemplar as audiências realizadas entre os anos de 2011 e 2014, mecanismo que subsídia as ações parlamenatares na formatação das propostas legislativas.

 

Por Marcos Lopes
.

“A Assembleia Legislativa tem a preocupação de tornar público suas atividades, tanto pela transparência do processo, quanto como referência para estudos e pesquisas”, explica Isis Catarina Brandão, do Instituto de Memória do Poder Legislativo (IMPL).

Estão entre os títulos da PubliAL, os discursos de posse de governadores e presidentes da ALMT, os Certificados de Responsabilidade Social emitidos pela Assembleia desde 2012, o acervo da Pinacoteca do Instituto Memória, as atas de sessões especiais e outras ações consideradas relevantes para Mato Grosso.

Todo o acervo da editora está disponível na sede do IMPL e pode ser solicitado por telefone ou e-mail. De acordo com Isis Brandão, o material também é encaminhado às bibliotecas mato-grossenses.

Para 2016

Este ano, a PubliAL deverá lançar, além do compilado sobre as audiências públicas, um material que trata das sessões especiais realizadas entre 1992 e 2002; ainda a Produção da 17ª Legislatura da ALMT, e também a Genealogia dos Municípios de Mato Grosso - de 1719 a 1999.

Outro projeto em andamento é o lançamento de um livro sobre as ações da Assembleia Legislativa entre os anos de 1967 e 2017, contando sobre os 50 anos de história da ALMT. A historiadora e escritora Elizabeth Madureira foi contratada para desenvolvimento do projeto. A data de publicação ainda não está definida.

Biblioteca Legislativa

Fechada desde 1990, está em estudo a revitalização da Biblioteca do Poder Legislativo de Mato Grosso, com abertura para o público interno e externo. O projeto pretende reunir o acervo existente e ampliá-lo para atender demandas dos servidores da Casa e também da sociedade civil. Desde que o espaço foi fechado, o material foi dividido entre diferentes áreas da Assembleia. “Precisamos centralizar e disponibilizar este material para todos”, defende Isis Brandão. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114