Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Quinta, 29 de setembro de 2016, 22h11

Prédio da ALMT vai receber iluminação diferenciada em outubro


Em homenagem ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso terá a sua fachada iluminada com a cor da campanha durante todo o mês de outubro. A mudança ocorrerá a partir desta sexta-feira (30).

Desde 2009, a ALMT participa da campanha para conscientizar a sociedade sobre questões ligadas ao câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o final de 2016 terão surgido 57.960 mil novos casos e 14.388 mortes – destas, 181 homens e 14.206 mulheres. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia no país e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente pela grande frequência de diagnósticos tardios.

Atendendo a esse alerta, a Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida da AL, o Qualivida, está realizando, desde o dia 15 de setembro, o encaminhamento para o exame de mamografia e o preventivo. O atendimento é oferecido para todas as servidoras e para as esposas dos servidores. A gerente de saúde do Qualivida, Sandra Ferreira, informa ainda que os profissionais de saúde do setor estão trabalhando durante todo o mês de outubro com horários diferenciados para facilitar o acesso de todas que desejam participar da ação.

 

Por Mario Friedlander
.

Além disso, para mais comodidade, ela informa que o setor está com uma equipe experiente que conta, além do médico ginecologista, com enfermeiras aptas para coletar material para o teste preventivo e orientar sobre o autoexame de mama. Basta ligar no ramal 6433 ou procurar o ambulatório para agendar o melhor horário.

O ginecologista Álvaro Assunção atende regularmente às terças, mas este mês aumentou a disponibilidade de horários para ampliar os atendimentos voltados para campanha. O médico lembra que “o câncer é uma doença silenciosa, que demora a apresentar sintomas, por isso é muito importante realizar exames periodicamente. Um tumor pode aparecer de um ano para o outro, e quanto mais cedo for diagnosticado, melhores são os resultados do tratamento”.

A Assembleia Legislativa, por meio da Sala da Mulher, é parceira do projeto “MTmamma, amigos do peito” - Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, e vai promover uma palestra e roda de conversa para falar sobre o tema e alertar sobre a importância da realização periódica do autoexame e do check-up para prevenção e diagnóstico precoce de tumores. Segundo a representante da Sala da Mulher, Isaura Ribeiro, “essa é uma campanha dirigida a toda sociedade, mas em especial às mulheres, sobre a importância dos cuidados com a saúde e dos exames preventivos para diminuir o número de mortes causas pelo câncer de mama”.

Os exames

O exame preventivo é feito na hora e consiste na coleta de material para detectar possíveis alterações nas células do colo do útero. O conteúdo será encaminhado para o laboratório e em até 15 dias a servidora poderá retirar o laudo. No caso da mamografia, o lugar para realização do exame é feito de acordo com a indicação do SUS e pode ser no Hospital de Câncer ou outra unidade que disponha da máquina e atenda ao convênio. Ele é indispensável para mulheres acima dos 50 anos. Entre os 40 e 50 anos é recomendada a realização a cada dois anos, e as mulheres que possuem menos de 40 anos serão encaminhadas somente após um exame clínico. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114