Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quinta, 20 de outubro de 2016, 07h32

6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal começa neste domingo


Cuiabá vai sediar o 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal (GeoPantanal) no período de 22 a 26 de outubro. Os cursos serão ministrados nos dias 22 e 23 de outubro, das 8h às 17h, e têm vagas limitadas. Os interessados em participar devem fazer a inscrição no treinamento e no simpósio pelo site do evento. É permitida apenas uma opção de curso por pessoa.

O evento, que contará com palestras e apresentações de trabalhos técnicos sobre o bioma pantaneiro, é promovido a cada dois anos por meio da parceria entre Embrapa Informática Agropecuária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Neste ano, o simpósio terá a colaboração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Docentes da UFMT integram o Comitê Organizador e o Comitê Técnico-Científico.

Cursos

A capacitação "Aplicando sistemas GNSS na execução dos cadastros rural e ambiental" será ministrada pelos pesquisadores do Inpe, Paulo César Gurgel de Albuquerque e Cláudia Cristina dos Santos. O objetivo será esclarecer o uso do Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS), principalmente no que diz respeito ao Sistema de Posicionamento Global (GPS), apresentando as vantagens e limitações do uso dessas ferramentas no Cadastro Ambiental Rural no Brasil, no georreferenciamento de imóveis rurais e em atividades de áreas como sensoriamento remoto, navegação e meio ambiente.

O curso "Análise de imagens orientada a objetos (Geobia)", ministrado por Thales Sehn Körting, também pesquisador do Inpe, visa apresentar os conceitos básicos da classificação de imagens óticas de sensoriamento remoto, tendo como base a técnica Geobia (Análise Orientada a Objetos Geográficos). O público-alvo inclui estudantes e profissionais das áreas de recursos naturais que necessitam criar mapas a partir de imagens de satélite e que tenham alguma experiência prévia em geoprocessamento.

Em "TerraHidro e TerraAPP – ferramentas para gerenciamento de recursos hídricos e áreas de proteção permanente", o pesquisador Sergio Rosim, do Inpe, vai abordar conceitos básicos sobre modelos digitais de elevação e seu uso em modelagem hidrológica distribuída e no gerenciamento de Áreas de Preservação Permanente (APP). Com a ferramenta TerraHidro, é possível gerar os dados de drenagem a partir dos modelos de elevação. Já o TerraAPP é capaz de traçar as áreas de proteção a partir de dados vetoriais.

O treinamento "Sensoriamento remoto por aeronaves remotamente pilotadas (RPAs, vants, UAVs): desafios e potencialidades" apresentará os principais sensores e aeronaves existentes, incluindo os drones, e discutirá aspectos teóricos e práticos do uso desses instrumentos, passando pelo planejamento de missões, aquisição e processamento de dados, regulamentação e certificação. Os instrutores são os pesquisadores Thiago Sanna Freire Silva, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp de Rio Claro) e Thiago Batista dos Santos, do Inpe.

Outro curso denominado "Análise Espacial de Dados Geográficos" mostrará os principais conceitos e técnicas de análise espacial, com ênfase nas relações entre diferentes variáveis geográficas e na geração de novos cenários para fins de monitoramento e intervenção. Entre os tópicos que serão abordados, estão análise de padrões de distribuição de pontos, análise de padrões de área e modelagem por geoestatística.

A programação e outras informações estão disponíveis no site do evento. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114