Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 24 de outubro de 2016, 12h55

Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação encerra com público de 20 mil pessoas


A 13ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), que ocorreu entre os dias 17 a 20 de outubro, foi prestigiada por um público de mais de 20 mil pessoas. Este ano, a feira, que teve como tema “Ciência Alimentando o Brasil”, inovou com um grande número de atrações voltadas para o público jovem.

Todas as palestras, oficinas, exposições e shows culturais apresentados no evento foram gratuitos. Várias escolas se organziaram para levar os alunos à Arena Pantanal, com visita guiada organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), organizadora da SNCTI.

"O evento proporcionou o brilho nos olhos pela ciência e tecnologia para mais de 20 mil visitantes, entre crianças, jovens e adultos do Estado de Mato Grosso. A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, maior evento de popularização da ciência do país, contou com exposições, atrações e palestras inovadoras. O sucesso se deve ao empenho de todas as instituições parceiras envolvidas", destacou Lecticia Figueiredo, coordenadora da SNCTI.

Programação

Entre os temas abordados nas exposições, oficinas e palestras estavam: o controle de agrotóxico nos alimentos, ciência aplicada para melhoria do valor nutricional dos alimentos, embalagens sustentáveis, segurança alimentar e reciclagem.

A atração de destaque ficou por conta da palestra do jornalista Iberê Thenório, criador do canal no YouTube “Manual do Mundo”, que possuem mais de 6 mil inscritos. Com uma linguagem adaptada ao público jovem, os vídeos contam com mais de 1 bilhão de visualizações. O jornalista usa a internet como ferramenta para despertar curiosidades e interesses nos jovens, com o objetivo de formar novos cientistas. A palestra de Iberê “Por que o You Tube Vai Mudar a Ciência” atraiu mais de 5 mil pessoas à Arena Pantanal.

Também chamou a atenção a palestra “Desenvolvendo Jogos em Mato Grosso”, tendo como público alvo os estudantes. O microempreendedor Silvair Frazão, criador do aplicativo ‘Pop Pop Recicla’, premiado no programa do governo estadual ‘Mato Grosso Criativo’, criou um jogo que incentiva a reciclagem e a coleta seletiva. Ele também presentou um histórico do desenvolvimento do seu trabalho e falou sobre o amplo mercado que existe em relação aos jogos.

O encerramento, ocorreu quinta-feira (20.10), quando premiou os trabalhos finalistas de alunos de escolas técnicas, estaduais e municipais selecionados pela 8ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação, e exibiu a apresentação do grupo Ciência em show, que apresentam experiências em programas de TV.

A 13ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação teve como instituições parceiras a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Industria (Sesi), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Instituto Jovem Empreendedor, MT Criativo, Associação Regional de Produtoras Extrativistas do Pantanal (Arpep) e Polícia Militar.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114