Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 24 de outubro de 2016, 16h33

Aluna que conquistou nota mil dá dicas para redação do Enem


Em um universo de milhões de estudantes, alguns deles conseguem o sonho da nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A baiana Laiane Carvalho, 19 anos, foi uma delas. No ano passado, ela recebeu nota mil na prova de redação.

Pelo fato de o exame ter um modelo muito específico, Laiane alerta os candidatos que participarão da edição de 2016 a ler as redações nota mil de edições anteriores. “Algo que me ajudou muito foi ler e tentar identificar como os textos estão estruturados”, afirma a estudante.

Outra dica é ler sobre atualidades e buscar referências extratextuais, em filósofos ou em referências histórias, para enriquecer o texto. Este ano, ela aposta em temas como as questões do racismo e da mobilidade urbana e na nova configuração da família para o tema da redação.

A jovem destaca ainda a prática como a forma mais eficaz reconhecer pontos fracos. “Eu tinha certa dificuldade em elaborar uma proposta de intervenção completa”, diz. “Então, procurei melhorar isso na prática.”

Além da prática, Laiane ressalta a importância do acompanhamento de um profissional nesse período. “Tem de se preparar bastante, treinar muito, mas não adianta escrever, escrever, e não ter ninguém que possa corrigir e dar as dicas mais adequadas”, observa.

Quanto à hora da prova, Laiane lembra que nem dormiu na noite anterior, de tanta ansiedade. “Mas, quando você está preparado, por mais que esteja nervoso, tem como resgatar o que estudou durante o ano inteiro.”

O Manual de Redação do Enem de 2016 contém redações que obtiveram nota mil e podem ser consultadas pelos candidatos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114