Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 25 de outubro de 2016, 21h59

Em homenagem por seus 124 anos, Banda da PM se apresenta no Teatro Zulmira


Na noite desta quinta-feira (27), às 20 horas, a Banda da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso fará uma apresentação especial no Teatro Zulmira Canavarros para comemorar os 124 anos de sua formação. O concerto é uma parceria com a Sala da Mulher, braço social da Assembleia Legislativa. A entrada, de cunho social, é 1 litro de leite em embalagem não perecível, que poderá ser trocado no foyer do Teatro a partir das 18 horas.

Com um repertório diversificado, as apresentações serão feitas pelas três frentes de trabalho desenvolvidas pelo corpo de música da PM-MT: Banda Musical, Orquestra Popular Homens de Mato Grosso e Núcleo de Choro. O concerto de aniversário fará ainda apresentações com convidados especiais como a cantora Lorena Ly, finalista do programa The Voice Brasil.

Merece destaque o Núcleo de Choro que promete emocionar e encantar o público com interpretações de clássicos da música popular brasileira. O sargento Andrew Moraes, que integra o grupo, ressalta que a Banda Militar de Mato Grosso é a única do país que tem um núcleo voltado ao "Chorinho". “Essa é uma música diferenciada, que não se ouve em qualquer lugar pela dificuldade em ser trabalhada. Mas ela é uma expressão musical genuinamente brasileira”.

História da Banda

No dia 19 de outubro de 1892, quando foi criada pelo então Presidente de Mato Grosso, Manoel Murtinho, a Banda da Polícia Militar contava com apenas 16 músicos e seu trabalho era levar um pouco de entretenimento aos praças aquartelados. Com o tempo, o grupo passou a fazer apresentações em manifestações culturais, cívicas e religiosas, integrando-se definitivamente à comunidade mato-grossense. Em 2007, por lei complementar aprovada pela Assembleia Legislativa, ganhou maior independência na corporação. Em sua estrutura atual, o Corpo Musical da Polícia Militar conta com 64 integrantes e tem, além da formação tradicional (Banda Militar), a Orquestra Popular Homens do Mato e o Núcleo de Choro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114