Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quarta, 07 de dezembro de 2016, 13h23

Exposição lembra trajetória de Ulysses Guimarães


Em comemoração aos 100 anos do nascimento de Ulysses Guimarães, a Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, abre a exposição Doutor Ulysses, Senhor Brasil, com peças que contam a história de um largo período da vida política do Brasil em fotos, charges, artigos de jornais e revistas e vídeos.

Todos os itens pertencem ao acervo da Biblioteca Nacional – os vídeos foram cedidos pela TV Câmara. A curadoria é da equipe de pesquisadores da Biblioteca Nacional, sob coordenação de Bruno Brasil, e produção de Suzane Queiroz.

A exposição mostra a trajetória do saudoso Senhor Constituição em cinco módulos e ocupará dois andares. O hall central, no térreo, abrigará, por meio de imagens debruçadas sobre os alambrados, as multidões que foram às ruas lutar pelas Diretas Já.

Confira abaixo as atrações de cada módulo:

Ascensão

O primeiro módulo trata dos primeiros mandatos de Ulysses como deputado, ascendendo à presidência da Câmara em 1956, apenas seis anos após sua primeira eleição, e culmina na sua atuação pós 1964.

Senhor Diretas

Logo em seguida, no segundo módulo, aparece o Senhor Diretas: a sua luta pelas eleições diretas para a Presidência da República e a articulação política para a eleição de Tancredo Neves, além dos esforços empreendidos para a sustentação do governo de José Sarney.

Senhor Constituição

O terceiro módulo, de maior destaque, narra o Ulysses Guimarães constituinte. Presidindo a assembleia que resultou na Constituição Cidadã de 1988, o deputado deu mostras de um rigor democrático ímpar na condução dos trabalhos – aliando interesses e anseios os mais díspares.

Esse também foi o momento em que o deputado atendia pelo apelido de tetrapresidente, cultivado quando Ulysses assumia ao mesmo tempo as presidências do PMDB, da Câmara e da Assembleia Nacional Constituinte, além da vice-presidência da República.

Renascimento

No quarto módulo, a exposição relembra a dura campanha do deputado para presidente, em 1989, refletindo que, embora Ulysses tivesse passado por um momento difícil, "renasceu" em seguida.

Impedimento

No quinto e último módulo, o Senhor Constituição converte-se em Senhor Impeachment, granjeando apoio de diversos setores em torno da causa parlamentarista, esforço que, visando frear os excessos presidenciais, conseguiu tanto derrubar o governo Collor quanto marcar um plebiscito sobre a forma de governo do Brasil em 1993.

Exposição Doutor Ulysses, Senhor Brasil

Abertura: 6 de dezembro

Exposição: 7 de dezembro a 6 de fevereiro

Dias e horários

Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h

Sábados: 10h30 às 14h30

Local: Fundação Biblioteca Nacional – Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114