Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 13 de dezembro de 2016, 08h37

Estudo sobre avaliação de impactos ambientais no solo é premiado


Estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal, recebeu o prêmio de melhor trabalho científico da Comissão de Poluição, Remediação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas durante a 20ª Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Organizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, o encontro foi realizado entre 20 e 24 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O estudo, sobre predição dos teores de cobre, zinco e chumbo no solo utilizando espectroscopia de reflectância difusa, foi desenvolvido no Laboratório de Química do Solo (LQS), do Departamento de Ciência do Solo (LSO) da Esalq, e tem como autores o professor Luís Reynaldo Ferraciú Alleoni, do LSO, e os pesquisadores Livia Arantes Camargo, José Marques Júnior e Gener Tadeu Pereira, da Unesp Jaboticabal, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Esalq. A pesquisa teve apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo Alleoni, a determinação dos teores de elementos potencialmente tóxicos (EPTs) nos solos é necessária para avaliação de seus impactos ambientais. Além dos métodos de extração química normalmente usados em laboratórios, o estudo avalia técnicas mais baratas e que gerem menos resíduos, como a espectroscopia de reflectância difusa (ERD).

“No laboratório, foram utilizadas a espectrometria de emissão ótica (ICP-OES) e a ERD para obtenção dos teores de cobre (Cu), chumbo (Pb) e zinco (Zn) em amostras de solos do Nordeste do Estado de São Paulo intensamente cultivados com cana-de-açúcar”, explicou o docente.

O pesquisador afirmou que os valores foram satisfatoriamente preditos pela espectroscopia de reflectância difusa, principalmente para Cu e Zn. “As técnicas de predição dos elementos potencialmente tóxicos apresentadas no trabalho podem auxiliar na obtenção de informações para fins de avaliações do risco de poluição e quanto às estratégias de remediações com baixo custo-benefício”, concluiu Alleoni.

Os participantes do projeto buscam agora adaptações quanto aos preditores e estratégias de calibração dos modelos de predição dos teores de EPTs em solos mineralogicamente diferentes e/ou situados em variados modelos de paisagem.  

Agência Fapesp




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114