Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Domingo, 19 de fevereiro de 2017, 06h52

7º Competição de Ponte de Espaguete da UFMT será na segunda-feira


Na próxima segunda-feira (20), acontecerá o ponto alto do Projeto de Extensão "Competição de Pontes de Espaguetes", desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Arquitetura, Engenhara e Tecnologia (Faet), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trata-se de uma já tradicional e divertida competição, que ocorre na UFMT desde 2010, na qual equipes formadas por estudantes dos cursos de Engenharia, Campus de Cuiabá e do Araguaia, e de Arquitetura e Urbanismo, Câmpus de Cuiabá, competem entre si a fim de construir uma ponte de macarrão. A equipe que edificar a ponte mais resistente será premiada. A prova de carga será realizada, das 13h às 18h, no Auditório da Faet, e consiste no carregamento da estrutura até que se rompa. O recorde, considerando um vão de um metro, é de 47 kg. A entrada ao evento é livre para toda a comunidade.

O objetivo do evento é fazer com que os alunos apliquem os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, nas disciplinas de Resistência dos Materiais I, Resistência dos Materiais II, Estática das Estruturas, Estruturas Metálicas, Estruturas de Madeira, Introdução à Análise Matricial das Estruturas e Arquitetura, por meio da construção de um modelo reduzido de uma ponte treliçada utilizando macarrão do tipo espaguete como material estrutural. O coordenador do evento, Milton Soares Filho, considera a competição uma boa forma de aplicar e avaliar os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula, já que os cálculos para projetar a estrutura da ponte de espaguete são semelhantes aos cálculos utilizados no projeto de uma estrutura real.

No decorrer do projeto, foram arrecadados mais de 400 kg de macarrão, tipo espaguete, no ato das inscrições das equipes, que foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae); para a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACC), para o Lar dos Idosos Abrigo Bom Jesus e para o Asilo Lar da Providência, em Aragarças-GO

Mais informações pelo e-mail miltonsf1@gmail.com 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114