Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quinta, 23 de fevereiro de 2017, 19h53

Governo do Estado apoiará Carnaval em 17 municípios


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), vai investir R$ 4,8 milhões, por meio de emendas parlamentares, para apoiar o Carnaval promovido por 17 municípios, em diversas regiões do estado. Em algumas cidades contempladas, a festa popular já é uma tradição, como é o caso de Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães, que recebem anualmente milhares de foliões. Em Cuiabá, dois eventos serão contemplados com recursos, o carnaval de rua e o Vinde e Vede, que são gratuitos, de fácil acesso e com grande pluralidade de manifestações culturais.

“As festejos carnavalescos manifestam um importantíssimo aspecto da nossa identidade cultural. Em Mato Grosso, pela enorme diversidade, ocorrem de diversas formas, com diferentes cores, sons e sabores. Além disso, movimentam a economia, gerando trabalho e renda”, pontua o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho.

A execução das emendas parlamentares é um dever constitucional dos Estados e da União. Na Constituição de Mato Grosso, o mecanismo está previsto no artigo 165, que fixa percentuais mínimos para as áreas da saúde, educação, esportes e cultura. O orçamento destinado às emendas é definido com base em um percentual da receita arrecadada pelo Estado no ano anterior.

"Sempre digo que as emendas parlamentares são uma forma eficaz de os serviços públicos chegarem mais rápido ao cidadão, lá na ponta, e nas regiões mais afastadas dos grandes centros. Os projetos apresentados pelos deputados - e que estamos executando agora - vão fortalecer festas populares, atrair turistas e fomentar a economia nessas cidades", observa o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

Os seguintes municípios receberão apoio financeiro para a estruturação dos festejos carnavalescos em 2017: Acorizal, Alta Floresta, Alto Paraguai, Araguaiana, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jaciara, Nova Olímpia, Nova Xavantina, Paranatinga, Rondonópolis, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114