Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 25 de abril de 2017, 10h52

História e cultura celebram o Coxipó do Ouro no saguão da ALMT


Por Angelo Varela
.

O distrito do Coxipó do Ouro é o grande homenageado pela Assembleia Legislativa nesta semana: está aberta a exposição “Cuiabá redescobrindo o Coxipó do Ouro” que pode ser visitada gratuitamente no saguão da Casa de Leis, das 8h às 17h, até sexta-feira (28). O visitante também poderá conhecer a gastronomia e o artesanato da localidade, em feirinha no mesmo local, onde estão disponíveis para compra doces, bolos, bonecas, tapetes, entre outros produtos.

A iniciativa da exposição é do Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), a partir da proposta de dois servidores da ALMT (Valdemir Taques, turismólogo, e Selma Costa, historiadora), profundos conhecedores da região, que expuseram o quanto um dos berços de Cuiabá está abandonado e precisa de investimentos, para que se desenvolva e seja forte opção turística de Cuiabá.

Após uma sessão especial, promovida pela Assembleia, em 2016, na localidade, detectou-se que o Coxipó do Ouro – composto por 13 comunidades – demanda investimentos financeiros em pavimentação asfáltica, segurança, transporte, educação e em cuidados com o meio ambiente, especialmente com a conservação do Rio Coxipó.

O assessor da Ação Cultural do IMPL, Edemilson Rufino de Lima, avalia que, só com os investimentos necessários, o Coxipó do Ouro se consolidaria como rota turística e “possibilitaria o autossustento do moradores, a partir do artesanato, da gastronomia e do turismo”.

Das reflexões, nasceu a exposição, organizada pelo pesquisador Silvânio Barcelos, com 10 telas em PVC com a história da comunidade. A mostra já rodou quatro espaços de visitação pública e agora está disponível na ‘madrinha’ Casa de Leis.

História e fé - A fé na Igreja Católica se confunde com a história do distrito do Coxipó do Ouro. Lá foi celebrada a primeira missa em Mato Grosso, há 296 anos, quase a mesma idade de Cuiabá (298 anos).

A comunidade é essencialmente devota do santo Divino Espírito Santo, que tem um elemento de regionalidade para Cuiabá – em outras partes do país, ele compõe a trindade católica, ao invés de ser reverenciado diretamente.

Inserida no contexto da importância do rito para o distrito em exposição, do ponto de vista cultura, a Assembleia Legislativa irá receber a bandeira do símbolo católico, entre 9h e 12h, nesta quarta-feira (26). “Nós vamos recepcionar a bandeira do Divino Espírito Santo, que é o protetor da comunidade”, explica Edemilson Rufino.

Além de procissão nos corredores da AL, estão programadas declamação de poesias no saguão e música com o cantor de rasqueado Roberto Lucialdo, “filho da comunidade”, como classifica o assessor cultural do Instituto Memória. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114