Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 29 de maio de 2017, 11h36

Educação Legislativa leva ações culturais e informação a 1,8 mil estudantes


A terceira edição do projeto "Educação Legislativa em Movimento" levou informações, oficinas e atividades culturais a 1,8 mil estudantes da Escola André Avelino Ribeiro, no bairro Morado da Serra, em Cuiabá. A escola foi escolhida para receber a primeira ação do projeto na capital e, durante dois dias, recebeu representantes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Polícia Judiciária Civil para falar sobre história, política, educação ambiental e prevenção ao uso de álcool e drogas. A iniciativa da presidência da ALMT, por meio do deputado Eduardo Botelho (PSB), e do deputado Wancley Carvalho (PV), visa aproximar o Poder Legislativo da comunidade por meio de alunos e professores de todo o Estado.

O encerramento das atividades ocorreu na sexta-feira (26) com apresentação artísticas de alunos e pessoas da comunidade, com música, dança e humor. O palco foi inaugurado com a Banda Marcial da Escola André Avelino, que uniu música instrumental e dança. Depois ainda se apresentaram jovens cantores, dançarinos, praticantes de capoeira e outros talentos do bairro conhecido como "CPA".

Mas foi a possibilidade de conversar e apresentar os trabalhos da Assembleia e contribuir para a formação dos jovens que mais chamaram a atenção dos participantes. O coordenador pedagógico da escola, Gonçalo Dias, destaca que o conjunto de atividades contribuiu no trabalho diário de educação. "Tivemos aqui um projeto para formação de cidadãos. Ao mostrar a política sob outra ótica e ainda trazer atividades e serviços a esses jovens, sensibilizamos para a construção de um futuro melhor".

A estudante do 1º ano do Ensino Médio, Clarinda Tavares Castro, 16, destacou que o projeto dá voz aos estudantes e abre portas para mostrar o acontece dentro dos muros das escolas. "Os alunos puderam apresentar atividades que vão além da sala de aula. Assim, podemos chamar mais pessoas para participar das atividades realizadas por nós".

O deputado Wancley Carvalho prestigiou a ação e destacou que o objetivo é expandir os trabalhos da Assembleia para a população. "A Assembleia tem trabalhos interessantes como de educação ambiental e preservação da história de nossa Estado, mas que nem todos conhecem. Com o 'Educação Legislativa em Movimento' agregamos conhecimento aos jovens".
Jonni Almeida, 31, integra o grupo de dança da Banda da escola e classificou a iniciativa como relevante. "Ao vir à escola, a Assembleia pode ver a realidade da região, identificar problemas e propor ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas".

Foram realizados,nos três período de aulas, palestras sobre vocação profissional, política, história do Poder Legislativo, os problemas do uso de álcool e drogas, oficina de reciclagem e de mudas. Nesta edição, a pedido da direção da escola, a Assembleia convidou o juiz Jamilson Haddad para falar sobre violência doméstica e abuso sexual com os alunos.

As atividades realizadas são coordenadas pela Escola do Legislativo em parceria com Instituto Memória, Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida - Qualivida, Ambientação, Presidência, gabinete do deputado Wancley Carvalho e Polícia Judiciária Civil.

Em junho, o "Educação Legislativa em Movimento" será realizado em Araputanga e Várzea Grande. O objetivo é realizar duas edições por mês, uma na Baixada Cuiabana e outra no interior do Estado. As escolas interessadas em receber o projeto pode entrar em contato com a Escola do Legislativo e comunicar o interesse. O telefone da Assembleia é (65) 3313-6900. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114