Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quarta, 19 de julho de 2017, 22h56

Mato-grossense Diego Almeida expõe no Fotos de Gaveta em Florianópolis (SC)


Fotos: Diego Almeida
.

O publicitário, fotógrafo e skater mato-grossense Diego Almeida será um dos participantes, pelo segundo ano, da Exposição "Fotos de Gaveta", nos dias 22 e 23 de julho, em Florianópolis (SC). O evento, que chega à quinta edição, acontece durante a sexta etapa do Circuito Brasileiro de Bowl Amador 2017, o tradicional The Number One Of RTMF, e ele já confirmou a presença na abertura.

 

A coletiva, que fará uma homenagem in memoriam ao fotógrafo Heitor Magalhães (morto em junho deste ano), contará com trabalhos de dez profissionais que se dedicam a registrar a prática do esporte em várias partes do país, sob a curadoria de Alessandro Carvalho e Marcos Bollmann.

 

 

.

O "Fotos de Gaveta" é um projeto de exposição física e virtual cuja finalidade principal é estimular a cena da fotografia de skate, mostrando o que de melhor vem sendo feito na área e revelando novos talentos seja na fotografia ou na prática do skate.

 

Entre esses talentos está o mato-grossense Diego Almeida, de 29 anos, que se dedica à fotografia há 15 anos, o mesmo tempo dedicado também ao skate. Os registros mais profissionais com o esporte como temática, no entanto, são mais recentes. Ele calcula algo entre cinco e seis anos. Chegou inclusive a publicar alguns trabalhos em revistas especializadas como a Tribo Skate, 100% Skate e Central Skate Mag.

 

Como tudo começou

 

Diego, que já trabalhava com produção de imagens publicitárias, revela que a fotografia de skate surgiu naturalmente. Lembra que tudo começou por ocasião de um campeonato que seria realizado em Rondonópolis (MT). Queria muito ir e, apesar de andar de skate, não conseguiu garantir lugar na van porque não era competidor. "Pensei, vou ter que dar um jeito de ir. Então arrumei uma câmera para registrar o evento. Não deu certo e fiquei de fora, mas comecei a fotografar os skatistas na rua. E assim começou tudo", descreve.

 

 

.

O que era, de certa forma, improvisado, se tornou um trabalho profissional a partir de uma viagem à Capital Federal. Diego conta que há alguns foi para Brasília visitar um amigo e conheceu Paulo Macedo, fotógrafo profissional que tinha uma carreira consolidada. "Nós saímos juntos para uma sessão, eu com a maior vergonha de ser analisado por um cara que era uma referência em foto de skate, e ele foi muito generoso, me ensinando a fotografar", lembra.

 

Como a maioria dos profissionais, Diego tem algumas pessoas que o inspiraram e continuam a inspirar. Paulo Macedo é um dos principais e poder estar a seu lado na exposição "Fotos de Gaveta" é algo que enche de orgulho, comemora. Entre os inspiradores, ele cita nomes como o norte-americano Dave Hill e o polonês Andrzej Dragan. Já entre as influências na fotografia de skate a lista traz também brasileiros como Rodrigo Kbça, Guiri Reyes e outros. "Eles estão sempre me fortalecendo e me incentivando a ser melhor", diz.

 

 

.

Para Diego, "viver o skate amplia a visão de qualquer pessoa em 360º para o mundo. Algumas pessoas se apegam à música, arquitetura, arte etc. No meu caso, a fotografia falou mais alto", resume. A diferença entre a fotografia de skate e outras linhas de fotos, explica Diego, é sensação de liberdade.

A exposição

 

A "Fotos de Gaveta", que será realizada nos dias 22 e 23 de julho, na Pousada Hi Adventure, em Florianópolis (SC), contará com a participação de Paulo Macedo, Jeff Oliveira, Erick Bollmann, Rodrigo K-bça, Diego Almeida, Júlio Tio Verde, Mario Kreb, Jovani Prochnov, William Borela e Heverton Ribeiro.

 

 

.

O evento é chancelado pela Associação PRaSkate e tem apoio da Pousada Hi Adventure, Campeonatos de Skate, Ticcolor, PRaSkate, Lay Back Beer, Sk8 Store e Central Skate Mag.

Mais informações no site oficial do evento: http://fotosdegaveta.com.br




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114