Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Terça, 25 de julho de 2017, 14h36

Teatro de bonecos ensina alunos das escolas públicas a cuidar do meio ambiente


.

Os espetáculos estão previstos para serem apresentados inicialmente em 16 escolas da rede municipal de Várzea Grande, a partir do dia 28 de julho e seguem um calendário pré-estabelecido até o dia 2 de setembro.

Uma nova parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com a Secretaria Municipal de Defesa Social vai levar o Teatro de Fantoches da Guarda Municipal para as escolas da rede pública de Várzea Grande. Desta vez, a temática abordada será “Trânsito e o Meio Ambiente”.

A ação faz parte do Projeto “Plantar e Cuidar”, desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, que entre outras ações promove semanalmente a visita de grupos de alunos das escolas municipais ao Parque Ecológico Tanque do Fancho, onde os alunos têm a oportunidade de percorrer trilhas e receber orientações de professores e técnicos do Meio Ambiente sobre fauna, flora, destino correto de resíduos, preservação de mananciais, plantio de mudas, reciclagem, entre outras atividades relacionadas à preservação ambiental.

Após o retorno às aulas, a preocupação da Secretaria e dos gestores das unidades escolares aumenta devido às condições climáticas desfavoráveis causadas pela baixa umidade relativa do ar e os efeitos das queimadas urbanas que podem provocar doenças respiratórias. As apresentações com histórias contadas em dramatização pelos personagens terão também o objetivo de reforçar as orientações de prevenção e combate às queimadas urbanas que tanto mal causam a saúde da população e também ao meio ambiente.

De acordo com a coordenação do Projeto “Plantar e Cuidar”, o ‘Teatro de Fantoches’ é uma ferramenta importante e eficaz na abordagem do diálogo com os alunos sobre o tema. “É fundamental a utilização do teatro como estratégia lúdica para o trabalho educativo, nossos estudantes são excelentes propagadores de informação. O teatro possibilita várias aplicações na educação de crianças, jovens e adultos. É um instrumento adequado de comunicação e aprendizado. Além disso, é criativo, estimulante, integrador e participativo, que intensifica as diversas trocas de saberes, favorecendo o conhecimento e a construção de novas relações entre as pessoas e o ambiente”, avaliou o secretário Silvio Fidelis.

Os espetáculos estão previstos para serem apresentados inicialmente em 16 escolas da rede municipal de Várzea Grande, a partir do dia 28 de julho e seguem um calendário pré-estabelecido até o dia 2 de setembro.

Confira a programação:

28/07 - 8h - EMEB Dirce Leite de Campos;

01/08 - 4h - EMEB Emanuel Benedito de Arruda;

02/08 - 14h - EMEB Air Addor;

03/08 - 14h - EMEB Ary Leite de Campos;

07/08 - 14h - EMEB Alino Ferreira;

09/08 - 14h - EMEB José Estejo de Campos;

10/08 - 8h - EMEB Joaquim da Cruz Coelho;

11/08 - 14h - EMEB Padre Luiz Maria Ghisoni;

17/07 - 8h - EMEB Aristides Pompeo de Campos;

17/08 - 14h - EMEB Mamed Untar;

18/08 - 14h - EMEB Apolônio Frutuoso da Silva;

21/08 - 14h - EMEB Gabriel Muller;

25/08 - 14h - EMEB Antonio Joaquim de Arruda;

30/08 - 14h - EMEB Antonio Gomes da Cruz;

01/09 - 8h - EMEB Eunice Cesar de Mello;

02/09 - 14h - EMEB Benedita Bernardina Curvo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114