Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 07 de setembro de 2017, 11h46

Festa de Nossa Senhora do Livramento valoriza a cultura Mato-grossense


.

A festa de Nossa Senhora do Livramento, que será realizada de 8 a 10 de setembro, em de Nossa Senhora do Livramento, numa demonstração de valorização da cultura e os artistas da nossa terra.

Para isto toda a programação foi montada para ressaltar nosso folclore, a história e os artistas locais.

A abertura será no dia 8 com O Grupo Mato-grossense de Projeção Folclórica Chalana, da cidade de Cáceres, Encenará na Praça de Eventos Fernando de Barros, o primeiro milagre de Nossa Senhora do Livramento.

De acordo com os fiéis, o primeiro milagre da Santa foi encontrar um casal de irmãos, crianças, que desapareceram na mata e ajudá-los a retornar para a casa dos pais. Um momento emocionante que o público terá o privilégio de ver q encenação.

Já no sábado dia 9, é a vez do Grupo de apresentação folclórica Bacuri, de Nossa Senhora Do Livramento, que irá encenar a chegada da imagem nas terras livramentenses.

Segundo historiadores a imagem da Santa chegou a cidade ( que naquela época chamava São José dos Cocais), através de um grupo que viajava com destino ao município de Vila Bela da Santíssima carregada em cima do lombo de um burro. A Comitiva parou para descansar e na saída o animal que carregava a imagem da Santa empacou, não queria mais sair do lugar, ao tirar a carga do burro onde estava a imagem da Santa, o animal andava, colocava a carga o animal empacava não saia do lugar,após varias tentativas a comitiva decidiu deixar a Imagem da Santa no Local, onde construiu uma capela para abrigar a Imagem da Santa Nossa Senhora do Livramento, local onde hoje se ergue a Igreja de Nossa Senhora do Livramento.

No domingo (10), último dia de festa e pra fechar com chave de ouro, dona Domingas e o Grupo Flor Ribeirinha encenará a importância das tradições religiosas, da fé popular e as rezas cantadas, no devocional Mariano.

Todas essas apresentações serão realizadas as 22 horas antes dos show com as bandas regionais. Uma programação imperdível. Você não pode ficar de fora!!

Conheça a programação da Festa de Nossa Senhora do Livramento 2017

No dia 7 de setembro a fé a religiosidade marcam a programação que antecede a festa. Ás 4h da manhã é realizado a procissão da penitência nos bairros da cidade. Seguido do tradicional Chá com Bolo ás 6 horas da manhã na Praça de Eventos Fernando de Barros. À noite, mais precisamente ás 19h acontece o último dia da novena de Nossa Senhora do Livramento. 

Na sexta-feira (8) é o dia de início da grande festa, com abertura oficial às 18 horas na Praça de Eventos Fernando de Barros. Seguido de Cenáculo dos Homens do Movimento Sacerdotal Mariano. Ás 19h acontece à missa de Ação de Graças à padroeira.
A coroação oficial da imagem de Nossa Senhora do Livramento está marcada para ás 21 horas, seguido de abertura de feira gastronômica e cultural e logo mais ás 22 horas acontece a apresentação do Grupo Mato-grossense de Projeção Folclórica, Chalana , do município de Cáceres, que encenará o primeiro milagre divulgado. A partir das 23 horas shows com bandas regionais.

Já no Sábado (9) a abertura da festa acontece ás18 horas na Praça de Eventos Fernando de Barros. Seguido de Cenáculo da Família do Movimento Sacerdotal Mariano. Ás 20 horas acontece à missa de Ação de Graças à padroeira.

Ás 21 horas será realizado o lançamento do Selo Oficial comemorando os festejos de Nossa Senhora do Livramento,pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), seguido de abertura de feira gastronômica e cultural.Logo mais ás 22 horas acontece a apresentação do Grupo de Projeção Folclórica, Bacuri , de Nossa Senhora do Livramento, que encenará a chegada da imagem em terras livramentenses. A partir das 23 horas shows com bandas regionais.

Para encerrar em grande estilo no domingo (10), assim como nos demais dias a abertura do espaço acontece ás18 horas na Praça de Eventos Fernando de Barros. Seguido de Cenáculo das crianças do Movimento Sacerdotal Mariano. Ás 20 horas acontece à missa de Ação de Graças a padroeira.

Ás 21 horas é a vez do show pirotécnico, seguido de abertura de feira gastronômica e cultural. Logo mais ás 22 horas acontece a apresentação do Grupo Folclórico, Flor Ribeirinha, de Cuiabá e que é campeão internacional e encenará a importância das tradições religiosas, da fé popular e rezas cantadas no devocional Mariano. A partir dos 23 horas shows com bandas regionais para encerrar os três dias de festa.

Uma programação imperdível, para toda a família, com entrada gratuita. No local os fiés também poderão adquirir os produtos como camisetas e terços de Nossa Senhora do Livramento.

A expectativa da organização é reunir cerca de cinco mil pessoas ao longo dos três dias de festas. A renda arrecadada durante o evento será utilizada para a reforma e reparos na própria paróquia.

Serviço:

O que: Festa de Nossa Senhora do Livramento

Onde: Praça de Eventos Fernando Barros- município de Nossa Senhora do Livramento

Quando: de 8 a 10 de setembro

Entrada gratuita
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114