Cuiabá | MT 23/04/2024
Variedades
Sexta, 08 de setembro de 2017, 14h21

Desfile é momento de recordar e matar a saudade


.

Mais que uma data histórica e política, o Dia da Independência (sete de setembro) é também um dia de recordações, de memória afetiva, que comove boa parte daqueles que vão ao desfile. Este ano, em Cuiabá, em torno de 15 mil pessoas, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), saíram de suas casas para se emocionar.

No lado oeste da Arena Pantanal, que pela segunda vez recebeu o evento, Josimeire Santos, 34 anos, se dividia entre cuidar das duas filhas e procurar o melhor lugar para sentar, o melhor ângulo. Mesmo com o calor e o sol forte dessa época do ano em Cuiabá, Josimeire faz questão de prestigiar o desfile todos os anos, sem falta, garante.

O gosto pela data começou aos nove anos de idade, quando desfilava pela sua escola na região do bairro Morada da Serra, na capital. “Era muito gostoso, eu ficava empolgada e meus pais sempre iam assistir, acenavam pra mim”, recorda. A infância passou, mas o apego pela data continua firme. Desde que virou mãe, leva as meninas para o evento, para despertar nas pequenas esse mesmo sentimento.

 

Mais que boas recordações, para Camila Siqueira, 35 anos, o desfile de sete de setembro também significa reencontro com suas raízes. Há sete anos Camila mora em Lisboa, Portugal, mas a saudade de casa ocupa um lugar especial no coração. Em passagem pelo Brasil, para rever família e amigos, ficou sabendo do desfile pela televisão e fez questão de ir assistir. “É gostoso ver e sentir as pessoas emocionadas, envolvidas”, relatou.

 

.

E para quem estava em campo, a alegria não poderia ser maior. Essa foi a segunda vez que Yasmin Barbosa, 12 anos, desfilou pela Escola Municipal Ana Teresa Arcos Krause. Aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, Yasmin toca escaleta – instrumento de sopro – e compõe a fanfarra da escola. Também por isso, o desfile é um dos eventos mais importantes para ela. “Eu me sinto alegre, porque posso mostrar toda a técnica que aprendi nesses dois anos”.

Desfile da Independência

Esta é a segunda vez que a Arena Pantanal recebe o desfile cívico e militar de sete de setembro, realizado pelo Governo do Estado em conjunto com o Exército e a Prefeitura de Cuiabá, com a participação das escolas, forças de segurança e a sociedade civil organizada. “Este é um evento mais tranquilo e seguro aqui na Arena Pantanal”, destacou o governador Pedro Taques, fazendo referência ao clima da capital nessa época do ano e ao conforto proporcionado pelo estádio.

 

O comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Fernando Dias Herzer, lembrou que a data é um momento de reflexão. “Independência requer respeito às leis, cumprimentos dos deveres e garantia dos direitos. Cada um tem que fazer a sua parte. Que todos nós, de Cuiabá, Mato Grosso e do Brasil, possamos comemorar sempre a nossa independência”.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114