Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Segunda, 18 de setembro de 2017, 19h11

Encontro da Dança chega à 11ª edição com programação variada


Foto por: Walter Carvalho
.

Começa nesta sexta-feira (22) o Festival Mato-grossense Encontro da Dança, promovido pela Delegacia Regional de Mato Grosso junto ao Conselho Brasileiro da Danças. Palestras, mesa redonda, cursos e mostra de coreografias estão na programação que acontece até domingo (24), no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O festival, que está em sua 11ª edição, tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

Na sexta-feira (22), às 14h, haverá uma reunião do segmento da dança onde serão discutidos temas como a criação de um sindicato de profissionais da dança no Estado, políticas públicas para o setor, fórum municipal e regulamentação da profissão. Esse encontro conta com a presença de Denise Acquarone, representante institucional e política do Conselho Brasileiro da Dança e Elisabete Spinelli, vice-presidente do Sindicato de Profissionais da Dança do Rio de Janeiro. A palestra é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail festivalmt.encontrodadanca@gmail.com.

No mesmo dia, às 18h, haverá a palestra Arte e Construção da Cidadania, sobre gestão em projetos culturais e sociais com Janne Ruth, delegada regional do Ceará junto ao Conselho Brasileiro da Dança. Entre outros temas abordados na ocasião está o Festival Cearense de Hip Hop, além do Festival do CBDD em Fortaleza e o Projeto Vila Cultural. Para essa palestra também é necessário enviar solicitação por e-mail.

No sábado (23), a partir das 19h, acontecem as apresentações de coreografias nos mais diversos gêneros como balé clássico de repertório, dança contemporânea, dança do ventre, balé clássico livre, jazz dance, dança de rua e dança de salão. As apresentações também acontecem no domingo, no mesmo horário.

Os cursos de dança serão realizados nos dias 23 e 24, a partir das 8h, no Ópera Ballet com professores convidados como Gisela Vaz, presidente do Conselho Brasileiro da Dança (balé clássico), Tindaro Silvano (técnicas mistas) e Fabiano Lima (dança contemporânea).

No domingo haverá ainda uma mesa redonda, às 14h, sobre o mercado da dança com a participação desses convidados e outros como Edézio Paz, da Revista da Dança e RCV, do Rio de Janeiro, Neide Garrido, delegada de Mato Grosso do Sul, e organizadora de um grande evento do segmento da dança e ainda Maximiniano Ferraz de Almeida, produtor cultural e músico profissional na mediação. Para a participação dessa mesa redonda também é preciso enviar e-mail.

Embora o Festival Mato-grossense Encontro da Dança não conte com uma mostra competitiva, haverá várias premiações concedidas conforme avaliação de mérito dos professores e profissionais convidados. As premiações vão de isenções de taxa de inscrição em grandes eventos a cursos gratuitos, acesso à aulas da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, entre outros. A avaliação acontece tanto na mostra dos grupos quanto nas aulas ministradas nos cursos.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114