Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Segunda, 18 de setembro de 2017, 21h36

ALMT recebe a exposição do projeto 'Flores da Chapada'


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do Instituto Memória, recebe exposição que busca sensibilizar a população para necessidade de preservação do bioma Cerrado. A mostra “Flores da Chapada”, que traz obras dos artistas plásticos Eder Marques, Gilda Portella, Yara Balster e Sonia Nigro, começa hoje e segue até sexta-feira, das 8 às 16h, no saguão de entrada da sede do Casa de Leis.

A superintendente do Instituto Memória, Mara Visnadi, destaca que a exposição marca as comemorações do Dia da Árvore, celebrado no dia 21, e também inicio da Primavera, que se inicia em 22 de detembros. “São mais de 20 telas que retratam a delicadeza e diversidade das flores do Cerrado. A intenção é dar destaque às belezas de Chapada e sensibilizar as pessoas para ajudar em sua preservação”, afirma.

O projeto foi idealizado pelo geógrafo João Almeida, que fez registros fotográficos mensalmente em 2015 e 2016, no Parque Estadual da Chapada dos Guimarães, capturando a riqueza das espécies da região. A exposição é a mais recente ação do projeto que traz nesta edição o colorido único das flores telas produzidas por artistas plásticos de renome em Mato Grosso. “A ideia é conscientizar sobre a necessidade urgente de preservar toda essa riqueza natural que o Cerrado tem e que está sendo extinta com os desmatamentos e principalmente com as constantes queimadas”, destaca o geógrafo.

Para a estudante universitária Thalita Aguiar a exposição traz leveza e enriquece o espaço público. “É muito bom chegar numa instituição pública e participar de uma mostra cultural. Isso também é cidadania, quando as pessoas podem ver lugares conhecidos sob o olhar de um artista, o que emociona e desperta o senso critico”, comemora a estudante.

Além da exposição das telas, o projeto realizará outras atividades artísticas e culturais. No dia 19, às 15h, o artista lático Éder Marques faz uma performance de pintura, ao vivo, e no dia 20, às 9h, tem declamação de poesia com o poeta Luiz Renato Souza Pinto. Durante a abertura da exposição, hoje, a cantora Flávia Pires foi quem deleitou os visitantes com um repertório da música popular brasileira. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114