Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Terça, 19 de setembro de 2017, 10h04

Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros é palco para artistas locais e destino cultural da sociedade


O teatro é uma das mais antigas formas de manifestação cultural da humanidade e Mato Grosso tem um motivo a mais para comemorar o Dia Nacional do Teatro nesta terça-feira (19). Desde 2014, a arte conta com um espaço especial, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, que tem em sua concepção e gestão a democratização e a acessibilidade cultural. O teatro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) é hoje o maior do estado e um dos mais modernos do país e já reuniu 50 mil pessoas em quase três anos.

Dois propósitos norteiam a gestão artística do Teatro do Cerrado, a visibilidade da indústria criativa regional e o intercâmbio cultural nacional e internacional. No âmbito social, ainda existe a utilização do local como ferramenta filantrópica que contribui para a formação da essência do teatro.

A construção da programação cultural se dá a partir da demanda da própria sociedade, seja por produtores e artistas locais ou por parte do público. À frente do espaço desde o início do ano, Daniella Paula Oliveira conta que assumiu a administração do Teatro do Cerrado com foco na acessibilidade e democratização.

A acessibilidade é por parte de artistas, produtores e criativos mato-grossenses que buscam espaços para suas obras ou manifestações. Por outro lado, a democratização da arte para a população, com ingressos acessíveis e solidários, que viabilizem doações a projetos sociais.

O produtor cultural e cineasta, Luiz Marchetti, explica que ao mesmo tempo em que o Teatro do Cerrado proporciona o palco para os artistas locais e nacionais, também existe o retorno para a sociedade. Grande parte das apresentações ocorre por meio da cessão do espaço em troca de arrecadação de doações para entidades sociais.

“Buscamos acolher todas as forma de manifestação. Seja um show de humor, uma apresentação de dança, uma peça teatral ou o lançamento de um livro. O Teatro Zulmira Canavarros também é espaço para projetos culturais como o Filhos do Cerrado, de teatro infantil, e o Cerrado Musical, para apresentação de músicos, cantores autorais e intérpretes”, explica Daniella Paula Oliveira.

O Maior – Construído a partir de 2011, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros a princípio seria um auditório, mas para atender um pedido da classe artística mato-grossense, o projeto foi alterado e nasceu o que atualmente é o maior teatro do estado e um dos maiores do país.

Com 774 lugares, o Teatro do Cerrado é considerado um dos mais modernos e cada detalhe foi projetado para sua finalidade fim, a apresentação cultural. O professor de arquitetura e assessor técnico da Assembleia Legislativa, Adilson Moreira da Silva participou da concepção, edificação até a inauguração, em dezembro de 2014.

"O teatro superou todas as expectativas que exitiam. A agenda deste ano está lotada, o espaço é de qualidade e motivo de orgulho para os artistas e para a população", afirma o professor Adilson Silva.

Com assinatura do arquiteto Pedro Kist, o Zulmira Canavarros possui conta com dois camarins, uma passarela externa, palco com acesso direto para entrada de cenários e equipamentos e tem estrutura para acesso de deficientes. O saguão tem a mesma capacidade que a plateia e ainda estão disponíveis 500 vagas no estacionamento.

Outro diferencial do teatro com relação à iluminação, que pode ser controlada tanto do palco quanto da sala de equipamentos, e a acústica, que permite uma propagação perfeita do som.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114