Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quarta, 18 de outubro de 2017, 15h42

15 Mulheres concluem curso de pintura ofertado pela Sala da Mulher


Mais uma turma de mulheres encerrou, na segunda-feira (16) o Curso de Pintura em tecidos, promovido pela Sala da Mulher, da Assembleia Legislativa. São 15 mulheres em idade de plena produtividade e que agora poderão aumentar a renda familiar, através da confecção de panos de pratos para vendas diretas. O curso foi ministrado numa parceria entre a Sala da Mulher e a Associação das Mulheres Solidárias Joana D’arc com sede no bairro Ouro Fino, região da grande CPA, na capital.

O curso, que ofereceu habilidades não só de pintura de tecidos, mas de técnicas das artes plásticas, prepara as mulheres para atuarem na confecção e venda. A Sala da Mulher acolheu o pedido e ofereceu material necessário (tinta, tecidos, pincéis, etc), além de ofertar a professora.

A diretora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira explicou que o curso compõe uma série de atividades que está contemplando cinco associações de moradores e prevê formações em ‘confecção de camisetas’, ‘elaboração de cartão estilizado’, ‘pintura em tela’ e ‘pintura em tecidos’. Todos tem duração de um mês, duas vezes por semana. Workshops de automaquiagem e maquiagem profissional e de oratória, além de um curso de teatro para idosos (no bairro Campo Velho) também estão sendo oferecidos. Daniella ratificou que o objetivo “não é só ensinar artesanato, a ideia é gerar renda extra”.

A professora dos cursos de artesanatos, Daniela Cunha, tem formação superior em Artes, e firmou parceria voluntariamente. Ela recebe, apenas, ajuda de custo como contrapartida. “Quando a gente se doa para o próximo e a gente pode ver o sorriso no rosto das pessoas, a gratificação é maior! Dinheiro nenhum paga”, garante a artista plástica. Daniela Cunha destaca também o papel de psicoterapia da arte. “Aqui com as tintas, elas podem expressar o que não conseguem com as palavras”.

.Dona Claudinéia Aparecida Alves Ramalho, moradora do bairro João Bosco Pinheiro, está otimista. “Estou feliz, e otimista, eu aprendi a fazer o pano e pintar, mesmo tendo sido a primeira vez parece que eu já sabia antes. Agora minha filha vai comprar os materiais e eu vou pintar e vender. Minha própria família vai comprar de mim, vou ter uma nova renda”, diz ela.

Além do curso de pintura, e Associação das Mulheres Solidárias Joana D’arc mantém um sopão que atende a comunidade mais carente. Ao todo 13 sopões são servidos semanalmente na região do grande CPA, segundo a presidente Pedrina Maria de Santana.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114