Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 11 de dezembro de 2017, 15h52

Empresários, moradores e Prefeitura se unem para realizar projeto Natal na Praça Popular


.

Quem conhece Cuiabá, sabe que a Praça Eurico Gaspar Dutra, mais conhecida como Praça Popular, localizada na região central de Cuiabá, e seu entorno é um reduto de bons bares, restaurantes e lojas comerciais. O local também é considerado um fator importante para a economia, já que reúne mais de 44 empresas e 18 edifícios residenciais, que fomentam a região. Com isso em mente, empresários das mais variadas atividades e moradores que formam o grupo 'Amigos da Praça' em parceria com a Prefeitura de Cuiabá se uniram para realizar o projeto "A Praça do Natal", que traz mais vida, bem estar para o local e entra no clima do Natal com sua revitalização.

A intenção do projeto é atrair a população ao local, fomentar o comercio diurno e noturno, integrando moradores, empresários e visitantes da região. Para tanto a Prefeitura de Cuiabá reformou canteiros, jardins, podou as árvores, recuperou os bancos, a quadra, o parque infantil, criou novo jardim e pintou a praça no geral, o que proporcionou bem estar e coletividade.

Uma das idealizadoras do projeto, a empresária, Luciana Falcão Franco, conta que a ideia sempre foi unir todos e inspirar para uma nova atitude, para ter mais união na região. E assim resgatar os encontros de amigos, famílias e o lazer das crianças, jovens e idosos.

"Para quem mora no entorno a praça funciona como uma varanda. Lugar onde as pessoas se encontram, confraternizam. Percebemos que o local estava sem vida e que tinha dado lugar somente as badalações noturnas. Foi deste ponto que nasceu o sonho da revitalização do espaço e de integrar moradores, empresários e visitantes, resgatando a alegria e o bem estar", conta.

O morador Márcio Briante relembra que de conversas com empresários da praça, que queriam melhorias para a região, foi que nasceu um grupo em um aplicativo de celular, que deu origem aos 'Amigos da Praça'.

 

.

"Frequento o espaço há anos e como tenho três filhos, sempre tive o hábito de levá-los para passear na praça. De um tempo para cá percebemos que o movimento de famílias que frequentavam o local estava diminuindo e precisávamos fazer algo para melhorar isso. Foi quando tivemos a ideia de criar um grupo para unir mais as pessoas. E com a ajuda da Luciana Falcão o projeto cresceu e aconteceu", relata.

Luciana explica que após a reunião na Secretaria de Assuntos Estratégicos, no qual eles conseguiram a parceria da Prefeitura de Cuiabá, todos se uniram e entraram no clima do Natal para criar o projeto e novas ações foram pensadas.

"As ideias foram surgindo, como criar uma identidade visual para 'Os Amigos da Praça' e para o projeto. Comunicação essa que foi feita com a ajuda do João Batista Camargo Jr., outro empresário da região e especialista no segmento de comunicação. Além disso, o comércio e edifícios residenciais que participam da ação receberam um adesivo 'A Praça do Natal', que sinalizam que eles abraçaram a causa. Ainda com a ajuda da Diocese de Cuiabá, uma missa campal foi realizada e marcou o inicio do projeto. E para entrar no clima o fim de ano, algumas das lojas do entorno estão decoradas para a data, assim como a praça também recebeu luzes natalinas", explica Luciana Falcão.

 

.

O proprietário da pizzaria Santa Oliva, Gustavo Corrêa da Costa, que funciona há um ano e meio no local, aceitou participar do desafio de promover a praça e já colhe os primeiros resultados da ação.

"Aproveitamos o período de festas de final de ano, assim como outros comércios da região, e vamos oferecer uma programação diferente em nosso restaurante, e atrair os clientes para as festas de confraternizações. A população aceitou bem essa ideia e graças a isso estamos com lotação máxima para as próximas duas semanas", afirma Gustavo.

Já a proprietária da doceria Baba de Moça, Ludmilla Montes Claros, conta que o otimismo tomou conta dos envolvidos ao verem que o projeto estava no caminho certo, e que a participação da população está acima do esperado.

"A ideia começou meio acanhada, mas com a revitalização da praça e com a participação em peso dos empresários, os condôminos compraram a ideia e o projeto se concretizou. Agora com as primeiras decorações prontas, até mesmo empresas um pouco mais distantes da praça decidiram fazer parte do grupo", revela Ludamilla.

Além da celebração do Natal os 'Amigos da Praça' também tem a intenção de comemorar outras datas festivas. "Esperamos que esse seja o início de muitas outras atividades que queremos realizar, que cada vez mais empresários e moradores estejam em sintonia ao projeto. Assim promoveremos sempre a coletividade e a cidadania", finaliza Luciana Falcão Franco.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114