Cuiabá | MT 18/04/2024
Variedades
Sexta, 23 de fevereiro de 2018, 10h07

Escola de Palhaços apresenta espetáculo gratuito no Parque das Águas neste sábado (24.02)


Hoje tem palhaçada? Tem sim senhor! Então pinte a cara com seu melhor sorriso e venha conferir o espetáculo circense “Palhaçada Não!”, do Ponto de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), “Em Cena Escola de Palhaços de Mato Grosso”, que será realizado neste sábado (24.02), às 17h, no Parque das Águas.

A apresentação é gratuita e tem direção do ator e palhaço Ilson de Oliveira, da Cia Theatro em Cena, que também coordena as aulas ministradas no ponto de cultura com atividades de dança, música, técnicas circenses, oficinas com mestres da palhaçaria, iluminação e produção.

A apresentação é resultado dos encontros de treinamento ao oficio de palhaço, que possibilitam o aprendizado de técnicas desenvolvidas no picadeiro, palco e rua.

Os alunos passaram por uma semana intensa de aulas com o artista Espanhol Pepe Nuñez.

Reconhecido internacionalmente, Pepe já dirigiu vários espetáculos de sucesso como “De Malas Prontas”, da Companhia Pé de Vento Teatro de Florianópolis, onde mora desde 2000, e, “Roda Saia, Gira Vida”, de 1994, do grupo carioca Teatro do Anônimo. Em 1998, montou o seu próprio espetáculo “Bom Apetite”, em que se apresenta até hoje. Natural de Espanha, Pepe Nuñez iniciou a carreira em 1985 e a partir de 1992 passou a pesquisar a linguagem "clown", passando pela Argentina, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil e Canadá.

O palhaço é ainda o realizador e diretor do Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina e participou da Comissão de Seleção do edital Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro de 2010 e do Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro).

A “Em Cena Escola de Artes de Cuiabá”, onde está o ponto de cultura, é um espaço de formação de circo-teatro que, desde 2001, desenvolveu um trabalho de pesquisa continuada sobre o teatro popular, o palhaço e sua comicidade, por meio do resgate de reprises e comédias clássicas da palhaçaria.

A escola tem a missão de formar e entreter pessoas por meio das artes cênicas (teatro, musica, danças e palhaços), contribuindo para o fortalecimento, valorização e difusão de aspectos da identidade do palhaço/artista, presentes na produção do circo-teatro para a população, ampliando o acesso a bens da arte e aprofundando o debate sobre o compartilhamento dos espaços públicos abertos.

De acordo com o Ilson, o ponto de cultura busca consolidar uma política de difusão do ofício do palhaço na capital e interior do estado de Mato Grosso, estabelecendo uma programação regular de espetáculos e cursos que possibilitem formação de novos profissionais e, ao mesmo tempo, a criação de um espaço efetivo de formação.

O ponto de cultura “Em Cena Escola de Palhaços de Mato Grosso” está com as inscrições abertas para os cursos livres de teatro Infantil, teatro adulto, musicalização, ballet clássico, dança do ventre e iniciação ao ofício de palhaço.

Se você se interessou clique aqui e saiba como se inscrever.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114