Cuiabá | MT 25/04/2024
Variedades
Quarta, 04 de abril de 2018, 11h06

Salvador: Devoção do Senhor do Bonfim completa 273 anos


A Devoção do Senhor do Bonfim completa 273 anos no próximo dia 18 de abril, mas as comemorações serão antecipadas e acontecem neste sábado, 7, durante a missa mensal dedicada ao grupo católico que foi responsável pela construção e manutenção da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim e também pelo desenvolvimento da região de Itapagipe.

O culto acontecerá às 17 horas, seguido de um brinde, que será realizado no Espaço Casa dos Romeiros.

A Devoção do Nosso Senhor do Bonfim teve início em 1745, quando um grupo de leigos católicos, com objetivo de propagar no Brasil o culto ao Senhor do Bonfim e à Nossa Senhora da Guia. O fundador foi o capitão da Marinha Mercante portuguesa, Teodhósio Rodrigues Farias, que após se salvar de um naufrágio fez promessas de construir um templo nos mesmos moldes do existente na cidade de Setúbal, em Portugal.

A construção durou 9 anos e, em 1754, no dia 24 de junho, a Igreja foi entregue aos fiéis. Era apenas uma capela, mas com a crescente devoção foram realizadas melhorias. Além disso, a região cresceu como área de veraneio da burguesia baiana, recebendo grandes comerciantes, fazendeiros, governadores e o arcebispo. O templo recebeu inúmeras reformas, ganhou pintura no teto e firmou parceria com a cidade de Salvador. A Devoção foi responsável pela construção da Avenida Dendezeiros, que leva à Colina Sagrada e da Casa dos Romeiros, espaço para abrigar os fiéis que se dirigiam de todo o Estado e País para o santuário.

O 95º juiz da devoção, Francisco José Pitanga Bastos, conta que a irmandade, hoje com 126 membros, é proprietária e responsável pelo conjunto arquitetônico, tombado pelo Patrimônio Nacional. “A Devoção cuida das imagens, promove o culto ao Senhor do Bonfim, gerencia o centro administrativo, centro comunitário e um conjunto de empreendimentos no entorno do santuário”, explicou. O projeto Bom Samaritano atende mais de 300 famílias e um dos imóveis abriga uma escola municipal, no Bonfim.

O espaço Casa dos Romeiros atualmente conta com uma estrutura para atender aos fiéis, peregrinos e turistas, com loja de artesanato regional e religioso, restaurante, café, Casa da Música e, em breve, receberá uma sorveteria. O Museu dos Ex-Votos foi reinagurado e o único do Brasil dentro de igreja que permite o acesso à torre da igreja, com vistas para a Baía de Todos os Santos, Avenida Beira Mar (Ribeira) e Cidade Baixa.

Nos próximos meses, serão entregues a restauração do altar-mor, executada pela Fundação Gregório de Mattos, sob supervisão do Iphan e requalificação elétrica do templo, realizada pelo governo do Estado. Além disso, a prefeitura está requalificando a Praça do Bonfim e construindo o Caminho da Fé, entre a Igreja de Irmã Dulce e a Colina Sagrada.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114