Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 18 de junho de 2018, 11h32

Festa de São Benedito resgata tradição da viola caipira com show nacional


.

Em meio a versos tão singelos, eles levam o seu canto, seus amores e – é claro – as mais ricas melodias da música brasileira pela longa estrada da vida. Tanto que, no dia 30 de junho, os músicos da "Orquestra de Violas – Cultura Caipira de Valinhos" aterrissam em solo mato-grossense para uma apresentação repleta de bons sentimentos na Festa de São Benedito, em Cuiabá.

Desde sua formação em 2005, os artistas traduzem em som sua paixão pela música sertaneja de raiz e também perpetuam a chama da cultura caipira – que, por sua vez, preza pela conexão sincera entre o homem e a natureza. Sob regência do maestro Robson Furiozo, os integrantes se desdobram entre violas caipiras, contrabaixo, flauta, violões e berrante – considerado símbolo de tantos "causos" que permeiam o cancioneiro popular.

No repertório do projeto "Leva Viola", clássicos como "Chalana", "Boiadeiro Errante", "Estrada da Vida", "Eu, a Viola e Deus", "Romaria", "Cheiro de Relva", "Saudades de Minha Terra", "Menino da Porteira", "Inhambu-Xintã e o Xororó", "Chico Mineiro", "Tristeza do Jeca" e "Brasil Caboclo" ganham lugar cativo em suas apresentações.

"A felicidade parece estar sempre a acompanhar a 'Orquestra de Violas'. Os músicos trazem consigo a essência da nossa terra – que é tão diversa e preciosa. O público poderá contar com um show repleto de qualidade e dedicação pela música. Inclusive, a Orquestra de Violas já dividiu palco com nomes consagrados da música sertaneja de raiz como Mazinho Quevedo, Craveiro e Cravinho, Pena Branca e Inezita Barroso", comenta o rei da Festa de São Benedito, Niuan Ribeiro.

FESTA DE SÃO BENEDITO – A fé e devoção ao Santo Padroeiro de Cuiabá, o São Benedito, irá movimentar milhares de mato-grossenses no próximo mês. No dia 28 de junho terão início as celebrações da tradicional Festa de São Benedito da Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito.

"A história de São Benedito se confunde com a da nossa querida Capital e caminha para completar 300 anos. Hoje, a festa venceu as barreiras da religião e se tornou um importante acontecimento cultural mato-grossense", destaca a rainha da Festa de São Benedito, Cecília Fortes.

A programação segue até o dia 1º de julho com diversas atividades – entre elas, missas pela madrugada, procissões, apresentações culturais e feira gastronômica, que dispõe de comidas típicas regionais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114