Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Terça, 19 de junho de 2018, 19h45

Exposições itinerantes possibilitam contato entre estudante e a ciência


.

O Programa de Extensão Educação, Geociências e Mineração através dos projetos "Educação e Geociências" e "Mineração e o consumo de bens minerais", realizam nesta quinta-feira (21/06) na Escola Estadual Agenor Ferreira Leão uma exposição itinerante com acervo de rochas, minerais e fósseis.

As ações desenvolvidas pelo programa através das exposições itinerantes possibilitam aos estudantes realizar uma viagem no tempo, desde o início da história do nosso planeta até os dias atuais, onde são debatidos temas como mineração, desenvolvimento sustentável, o ciclo hídrico e os processos de dinâmica superficial tais como erosões e escorregamentos.

As exposições levam até o ambiente escolar fósseis de animais já habitaram nosso planeta como dinossauros, preguiças girantes, tatus gigantes e mastodontes entre outros, além de rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, minerais e minérios. Toda a apresentação é acompanhada por monitores do projeto, que abordam os temas e discutem os assuntos com os estudantes.

Um dos assuntos abordados é os desafios existentes para se alcançar o desenvolvimento sustentável, em especial em relação ao consumo de bens minerais. O projeto Mineração e o Consumo de Bens Minerais realiza uma apresentação sobre como a mineração está presente no nosso dia a dia, como é feita a extração mineral e sobre o quanto as nossas atitudes influenciam no futuro do nosso planeta.

As ações vão em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como agenda estratégica até 2030.

O programa de extensão Educação, Geociências e Mineração é desenvolvido por professores do Instituto de Engenharia (IENG) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Universitário de Várzea Grande, com a participação de estudantes de diversos cursos, entre eles, Engenharia de Minas, Engenharia de Transportes, Engenharia da Computação, Geologia, Biologia e Geografia. O programa conta com apoio da Coordenação de Extensão da UFMT, do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), do Museu de Rochas Minerais e Fósseis da UFMT e do Museu de História Natural Casa dom Aquino.

As escolas que tiverem interesse em receber as exposições do programa devem entrar em contato com a equipe através do e-mail jogosegeociencias@gmail.com para agendar a data em que a escola será atendida.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114