Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Segunda, 20 de maio de 2019, 17h13

De 'pau rodado', presidente do Shopping Popular passa a ser 'tchapa e cruz' de coração


Indicado pelo vereador Misael Galvão, uma das pessoas tituladas como cidadão cuiabano, foi o presidente do Shopping Popular - Sivaldo Francisco de Oliveira, que possui serviços prestados a sociedade cuiabana.


 

Sivaldo ao lado da família recebe homenagens do legislativo cuiabano

Sivaldo Francisco de Oliveira, empresário e atual presidente do Shopping Popular de Cuiabá, recebeu o título de Cidadão Honorário de Cuiabá, na solenidade promovida pela Câmara Municipal de Cuiabá, em evento de comemoração dos 300 anos da Capital Mato-grossense. A solendiade aconteceu na noite de terça-feira (09) no Hotel Fazenda Mato Grosso, quando 177 pessoas foram agraciadas com honrarias e outorga de título de cidadão cuiabano, Comenda de Mérito Legislativo e Ordem do Mérito Legislativo.

 

Sivaldo e sua ligação com carros antigos


Todos os nomes encaminhados à comissão foram aprovados em Plenário. As honrarias são motivadas por atitudes que fomentam melhorias em diversas áreas, como a educação, saúde, segurança e a cultura, e assim contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Cada parlamentar teve direito a indicar cinco nomes para contemplar com títulos, dois Comenda de Mérito Legislativo e mais dois para Ordem do Mérito Legislativo. Todas as indicações passaram pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que levou em consideração as justificativas para a entrega da honraria.

O presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PSB) acredita que esta é uma forma de demonstrar a hospitalidade do povo cuiabano, além de ser uma maneira de reconhecer o trabalho prestado por estas pessoas que escolheram a nossa cidade para morar e trabalhar. “Estes títulos são a principal honraria concedida pelo Legislativo, pois faz com que o agraciado tenha duas naturalidades”, destaca Misael.

Esta homenagem é prestada pelo Legislativo desde a década de 70, mas nos últimos anos, escolheu a proximidade do aniversário da cidade para realizar a outorga.

Indicado pelo vereador Misael Galvão, uma das pessoas tituladas como cidadão cuiabano, foi o presidente do Shopping Popular - Sivaldo Francisco de Oliveira, que possui serviços prestados a sociedade cuiabana.

Trajetória de Sivaldo Oliveira

Nascido em Bataguassu- MS, divisa com o estado de São Paulo, Sivaldo tinha quinze anos quando sua família chegou a Cuiabá, em 24 de setembro de 1983. Na mesma época, conheceu Neves Lotufo (Motos Blin na Rua 13 de Junho), e como já tinha conhecimento em consertos de bicicletas, fez um teste e logo começou a trabalhar.

Assim chegaram em Cuiabá foram morar no bairro Pascoal Ramos, e observou que muitas pessoas usavam bicicletas para ir ao trabalho. Sendo assim, resolveu trabalhar no mesmo bairro, com conserto e comércio de bicicletas. “As pessoas chegavam, e diziam, quero que minha bicicleta fique nova, mas só tenho o domingo de folga, pois uso para trabalhar. Portanto, eu trabalhava final de semana e montava a bicicleta, e na segunda feira seis horas da manhã, estava pronta para a pessoa ir trabalhar “. Lembra, Sivaldo.

Depois foi trabalhar na Casa das Tintas, aonde atuou por 4 anos no departamento de cobrança. Naquela época pensou, que tinha que agregar algo no seu trabalho, foi então que começou a vender calçados, comprava na distribuidora e vendia nas feiras.

Na mesma época, Otelino Francisco de Oliveira (pai de Sivaldo) comprou um espaço no Shopping Popular e a família veio trabalhar no comércio de calçados. Foi quando conheceu Misael Galvão, e recebeu um convite para fazer parte da diretoria da associação do Shopping Popular.

Na gestão de Chico Galindo, trabalhou um ano e cinco meses como diretor de agricultura do município de Cuiabá, aonde contribuiu na formação de mais de 100 viveiros de peixes, incluindo doação de alevinos, orientação técnica, as primeiras rações, e até a grama no talude (inclinação na superfície lateral de um aterro) em volta do viveiro.

Sivaldo tem raízes e amigos no bairro São João Del Rey em Cuiabá. “Quando me mudei no bairro não tinha nada, hoje não me vejo mudando para outro lugar, meu guri mais velho tem 29 anos, nasceu lá, tenho endereço fixo há 30 anos.”

No dia 21 de abril de 2019 o Shopping Popular faz aniversário de 24 anos, é o mesmo tempo que Sivaldo Oliveira trabalha no Shopping, só saiu no período que foi diretor de agricultura, mas nunca deixou do comércio. Hoje a pedido dos colegas e associados do espaço, ajuda administrar. “Todos somos um só, desde um funcionário de serviços gerais até o presidente, o Shopping Popular é minha casa, minha família, os nossos clientes são a pedra fundamental do sucesso.” Ressalta Sivaldo.

Ajudar as pessoas que lhe procuram é uma das qualidades de Sivaldo, que fez merecer a indicação do título e destaca: “amo Cuiabá, aonde vejo um problema, vou atrás do nosso vereador Misael Galvão, como é uma pessoa pública e gosta do que faz, e trago esse benefício a quem me procura.”

Sivaldo se orgulha em dizer: “me sinto um cuiabano, nunca gostei das pessoas chegarem em mim e falarem mal de Cuiabá, com este título vou defender ainda mais. Estou na cidade que gosto, não me vejo fora daqui, quando saio e vou para outra cidade, tenho que voltar rápido. Estou muito orgulhoso por este título”.

Conforme o Wikipedia, Chapa e cruz é uma expressão regional típica da cidade brasileira de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, que designa o cuiabano autêntico, "puro de origem",[1] similar às expressões carioca da gema e gaúcho pêlo-duro. Uma origem dessa expressão seria a interpretação popular do brasão, sendo chapa referência à parte metálica do brasão e cruz ao desenho provavelmente mais comum dele.[1] Outra hipótese é a que chapa represente a certidão de nascimento e cruz a de óbito, simbolizando o nascimento em Cuiabá e o desejo de lá morrer.[2]




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114