Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Sábado, 25 de maio de 2019, 18h35

Calor cuiabano esquenta noite de friozinho no Palácio da Instrução


A segunda edição do Sarau das Letras manteve a proposta de diversidade artística e encantou o público com shows, exposições e vivência poética.

 

Letras dos 300, evento realizado em clima de sarau cuiabano, no Palácio da Instrução. - Foto por: Divulgação


O frio que chegou em Cuiabá não assustou aqueles que estavam interessados em uma noite cultural no centro da cidade, nesta sexta-feira (24.05). A segunda edição do Sarau das Letras, no Palácio da Instrução, manteve a proposta de diversidade artística e encantou o público com os shows de dança, música e humor, além de exposições literárias, doação de livros e vivência poética.

A atração mais esperada da noite, o grupo de siriri Flor Ribeirinha, não decepcionou e garantiu a qualidade artística do espetáculo, mesmo levando menos músicos e dançarinos ao palco. "Esta foi uma síntese de algumas das nossas apresentações. Mas tudo que fazemos é com muito amor", explicou a fundadora do grupo, Domingas Leonor da Silva, mais conhecida como Dona Domingas.

Encantada com a beleza e os movimentos da harmoniosa dança do Flor Ribeirinha, a fã Ana Paula Faleiros contou que garantiu presença no evento justamente para ver o grupo. "É sempre lindo". Quem surpreendeu também foi o artista Vinícius dos Santos com a interação urbana 'Memórias Barrentas de Barros'. Em um cenário de signos cuiabanos como o tacho, velas representando igrejas e francisquito, ele convidava o público a vivenciar uma experiência poética a partir da obra de Manoel de Barros e, desta forma, despertar sentimentos de identidade, pertencimento e valor da cultura regional.

O evento integrou a programação cultural do Fórum de Gestores Municipais, e contou com a participação do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec, e dos adjuntos Paulo Traven (Cultura) e Jefferson Neves (Esporte e Lazer), além de servidores da Secel e da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, responsável pela organização do Sarau das Letras.

Na ocasião, o secretário Allan Kardec lembrou da proposta de diversidade cultural do evento e de fortalecimento do Palácio da Instrução como um espaço de difusão cultural. “Nesta edição tivemos a honra de contar com participação de artistas de diferentes regiões do Estado, gestores municipais que participaram do Fórum e aderiram à ideia do sarau. Esta já é a segunda edição, e nosso objetivo é sempre oferecer lazer ao cidadão por meio de projetos como este, que valorizam a memória, as diferentes linguagens da arte e as pessoas daqui".

Entre as atrações do interior de Mato Grosso estavam o cantor Ciel, da dupla Maik e Ciel (Peixoto de Azevedo), João Viola (Terra Nova do Norte), além da Banda Balanço Novo (Várzea Grande) e a dupla de humor Bastião e Bastiana (Nossa Senhora do Livramento). Para o cantor Ciel, que ficou conhecido por apresentar-se no programa Raul Gil, a participação no Sarau foi uma oportunidade para mostrar o trabalho a um público diferente. Ele, que tem mais de 20 anos de estrada, agradeceu pelo convite e disse estar feliz por representar seu município e receber o carinho dos cuiabanos.

O evento contou ainda com uma participação da escritora e professora Marília Beatriz Figueiredo Leite, exposição de livros e projetos de acessibilidade da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, mostra de fotografias de Mario Friedlander sobre Vila Bela da Santíssima Trindade, participação da escritora Neide Silva e lançamento do livro 'Vale do Rio Cuiabá e suas belezas' (organizador José Paulo Motta Traven).

Para a gestora municipal Sandra Carvalho, de Alto Paraguai, o sarau foi uma grata surpresa, e um exemplo a seguir. "Quero parabenizar a Secel pela iniciativa inspiradora. Vou copiar o modelo e levar para minha cidade, principalmente por esta proposta de diversidade cultural e valorização dos artistas". Por outro lado, o gestor Fábio Lima da Cruz, de Tangará da Serra, destacou a oportunidade de interação entre colegas. "Foi fundamental para socializar, trocar experiências e conhecer novos artistas".

Serviço

O Palácio da Instrução é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizado na rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para mais informações: (65) 3613-9240/9230. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114