Cuiabá | MT 19/04/2024
Variedades
Sexta, 19 de novembro de 2021, 07h02

No Dia do Músico, filme sobre Billie Holiday chega ao Curta!


 

Billie Holiday

 

Logo nos primeiros minutos do documentário “Lady Day – As Várias Faces de Billie Holiday”, o escritor Albert Murray faz uma pergunta para a câmera: “Quantos outros artistas que criaram obras-primas tiveram problemas pessoais insuperáveis?”; e conclui: “Nós celebramos o fato de que alguém com esses problemas pôde alcançar um nível tão alto de realização estética”. As palavras sintetizam o que o espectador verá dali em diante, no filme que acaba de chegar ao Curta!, celebrando o Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro.

A vida conturbada de Holiday e seu vício em heroína, contudo, não são explorados de modo sensacionalista pelo diretor Matthew Seig. A narrativa enfoca as dificuldades que a artista teve de superar e os seus inúmeros sucessos musicais. A atriz Rudy Dee participa da produção lendo trechos da autobiografia de Holiday, publicada em 1956, apenas três anos antes de sua morte, aos 44 anos.

Na verdade, como mostra o filme, o livro foi escrito não pela própria cantora, mas pelo escritor William Dufty e tem passagens romantizadas da vida de Holiday. Ela teve uma infância pobre em Baltimore, onde cantava em bordéis e outras espeluncas. Aos 12 anos, foi para Nova York, onde passou a se apresentar em bares clandestinos e muquifos de venda de maconha. Foi num clube de jazz que o produtor John Hammond a ouviu pela primeira vez e a levou para a indústria fonográfica. Ela passaria pelas bandas de Count Basie e Artie Shaw antes de estourar com sua interpretação dramática da canção de protesto “Strange fruit”.

O longa-metragem conta essa história com um vasto acervo de imagens de época e performances de Holiday. Entre os entrevistados, estão o escritor Albert Murray, a cantora Carmen McRae e o trompetista Buck Clayton, que tocou ao lado de Holiday.

As comemorações do Dia do Músico no Curta! ainda vão contar com a exibição do filme “A Música Segundo Tom Jobim”, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim.

A exibição de “Lady Day – As Várias Faces de Billie Holiday” é na Segunda da Música, 22 de novembro, às 23h.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114