Cuiabá | MT 27/06/2022
Variedades
Sbado, 12 de maro de 2022, 15h26

Apae amplia atividades pedaggicas com apoio das doaes recebidas pelo Nota MT


João Guilherme

João Guilherme, de um ano de idade, há alguns meses iniciou sessões de fisioterapia na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá). A entidade, cadastrada na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), atende 73 alunos que frequentam diariamente a unidade no período vespertino e participam de várias atividades para desenvolver o lado motor e cognitivo.

Graças ao programa Nota MT, a instituição tem recebido recursos, por meio da indicação feita pelos participantes premiados. Deste modo, vem conseguindo atender crianças como João, que é portador da Trissomia do 21, popularmente conhecida como Síndrome de Down.

“Além de frequentar a salinha para desenvolvimento e contato social, ele faz fisioterapia. É possível notar o desenvolvimento dele significativamente na questão motora, social e intelectual”, conta Suellen Nogueira, mãe de João. Para ela, é importante ter um olhar mais carinhoso para a instituição.
 

.

“Tanto com ajudas e parcerias financeiras, como visitar as crianças que frequentam. Uma pequena visita, uma pequena ajuda pode mudar o destino de muitas crianças que frequentam a Apae. A participação do Governo também é fundamental”.

A entidade atende bebês, crianças e adultos com deficiência intelectual que precisam de um acompanhamento mais detalhado e específico. Eles fazem atividades pedagógicas em casa, aulas de educação física, natação, fisioterapia e, agora, também há acompanhamento com os estagiários de psicologia. Apesar de bem estruturada, a Apae de Peixoto sempre necessita de auxílio financeiro para pagar as contas mensais.

“Toda ajuda é sempre muito bem-vinda”, conta a coordenadora da Apae, Juliane Graciele Tiecker. A entidade tem recebido recursos do programa Nota MT, pela indicação feita pelos participantes premiados. “Com essa ajuda, conseguimos construir parte da sala para atividade de educação física. A gente participa desse projeto há algum tempo e também conta com recursos de fora, de outros parceiros e doadores”.

Nota MT

O programa do Governo do Estado, lançado em junho de 2019, incentiva os contribuintes a pedirem para colocar o CPF na nota fiscal de cada compra realizada. A entidade recebe recursos com o participante premiado. Das 200 entidades inscritas no Nota MT que estão com cadastro ativo na Setasc, até o momento, 188 já foram premiadas. Desde o início até o sorteio de fevereiro, as entidades foram contempladas com o total de R$ 4 milhões.

Outra opção do contribuinte que participa do programa, é a doação de notas fiscais, por meio do Doe Sua Nota. A funcionalidade do Programa Nota MT, da Secretaria de Fazenda (Sefaz), faz doações direcionadas para entidades sociais escolhidas por cada pessoa, sem necessidade de sorteio.

A secretária Adjunta de Cidadania da Setasc, Rosineide Porcionato, explica que para participar do programa, a entidade precisa se inscrever junto à Setasc, enviando e-mail para o endereço: cadastramentoentidades2021@setasc.mt.gov.br, com o título “Cadastramento de Entidade – Nome da Entidade”, com toda a documentação exigida pelo Edital 001/2019. A documentação deverá estar legível em PDF.

Para demais informações: (65) 3613-5726 ou procurar a secretaria, no setor Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, localizada na Rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, lote 285 – bairro CPA 1, Cuiabá (MT). 

Visita

.

A equipe da Setasc, liderada pelo secretário adjunto de Assuntos Comunitários, Edio Martins, esteve na unidade da Apae de Peixoto de Azevedo, para conhecer a estrutura, o corpo docente e os alunos, a pedido do presidente da União das Associações de Moradores de Bairro de Peixoto de Azevedo, Franchagas Silva Rodrigues.

“É importante essa aproximação com as entidades que atendem a sociedade. Podemos ver a importância do Nota MT para instituições como a Apae. É preciso incentivar a população a cadastrar no programa e fazer a indicação da entidade”, pontuou Edio Martins. 




Busca



Enquete

Mesmo com a pandemia voc acha que o setor de sade pblica...

Melhorou muito
No melhorou nada
Est excelente
No sei opinar
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plant�o News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114