Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Segunda, 05 de setembro de 2011, 07h52

PD em microbiologia com Bolsa da FAPESP


O Projeto Temático Aplicação de métodos físico-químicos e enzimáticos na sacarificação do bagaço de cana: Estudos de microrganismos, processos fermentativos relacionados e métodos de hidrólise, apoiado pela FAPESP, oferece uma oportunidade de pós-doutoramento com Bolsa da Fundação.

O projeto tem como objetivo geral estudar de forma articulada, em um amplo projeto de pesquisa, a viabilização técnica da produção de açúcares visando à produção de bioetanol a partir de bagaço de cana-de-açúcar.

O objetivo específico é analisar os aspectos morfológicos/ultraestruturais do bagaço de cana in natura e após ser submetido a tratamentos físico-químicos e enzimáticos por meio de técnicas de microscopia óptica e eletrônica.

É requisito o título de doutor em ciências biológicas com comprovada experiência nas áreas de análise ultraestrutural de material biológico (lignocelulósico) por microscopia eletrônica de varredura, enzimologia e fermentações.

Perfil esperado do candidato:

Comprovada e destacada experiência em diferentes técnicas microscópicas, principalmente em microscopia eletrônica de transmissão e varredura de material lignocelulósico;
Comprovada experiência na aplicação de métodos físicos e/ou químicos e métodos enzimáticos na hidrólise de material lignocelulósico para obtenção de açúcares e produção de etanol;
Experiência na exposição didática do conhecimento científico, habilidade em se comunicar efetivamente, bom relacionamento interpessoal e dinamismo;
Capacidade para assistir, intermediar e apoiar pesquisadores; capacidade para desenvolver e gerir projetos.
O selecionado deverá conduzir experimentos e simulações, coorientar alunos, envolver-se em colaborações internacionais e interagir fortemente com outros grupos de pesquisa na área.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos, em formato PDF, até o dia 15 de setembro de 2011, para a coordenadora do projeto, professora Eleni Gomes, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, pelo e-mail eleni@ibilce.unesp.br:

1) Carta de apresentação com breve relato da experiência científica e de suas motivações para o projeto;
2) Currículo atualizado;
3) Nome e e-mail de um pesquisador como referência/apresentação.

Mais informações: (17) 3221-2393.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114