Cuiabá | MT 18/04/2024
Variedades
Terça, 11 de outubro de 2011, 20h01

Projeto da Unemat leva conhecimento a municípios carentes


Conhecimento científico, tecnológico e demonstrações práticas têm atraído inúmeras pessoas ao projeto Museu da Cidadania desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso na região Leste de Mato Grosso, no Vale do Araguaia. O projeto é vinculado ao mestrado em Ecologia e Conservação do campus de Nova Xavantina e está percorrendo 15 municípios.

Para desenvolver o Museu da Cidadania, os professores contam com um veículo Van de 16 lugares equipada com protótipos, maquetes, aparelhos, exemplares da fauna e flora, rochas, fósseis e diversos instrumentos voltados à difusão e demonstração prática do conhecimento científico e tecnológico.

Após as visitas itinerantes, o projeto prevê a realização de “Feiras de Ciências” nos municípios visitados como forma de incentivar o interesse da população para em questões práticas que envolvam a aplicação do conhecimento popular e do conhecimento científico e tecnológico visando solucionar problemas locais nas áreas de saúde, educação, agricultura e meio ambiente

Na próxima semana, os professores e pesquisadores estarão em Alto Boa Vista e Novo Santo Antônio e na sequência seguem para Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia. A coordenadora do projeto, professora drª Beatriz Marinon explica que as visitas itinerantes do Museu da Cidadania já estiveram em seis municípios e em uma comunidade rural (projeto de assentamento) ministrando palestras, apresentando filmes e fazendo demonstrações.

Sobre a participação da população e também sobre o sentimento que envolve os participantes do projeto Beatriz Marinon afirma: “Temos certeza que o nome da Unemat permanecerá vivo durante muito tempo nos municípios visitados. Afinal, uma verdadeira universidade jamais pode perder o vínculo e contato com o povo” explica a professora.

Até o momento 5.900 pessoas já visitaram as exposições do projeto que ao chegar no município se instala em ponto central com abertura ao público local das 8h às 22h sem qualquer interrupção. Para facilitar o trabalho, as exposições são divididas em quatro estações: corpo humano, fauna e flora, ciências da terra e Ecologia.

Em cada estação o visitante pode ver de perto protótipos do corpo humano e dos órgãos internos, animais, fósseis, exemplares da fauna e flora, conhecer o ciclo das águas, saber as causas de assoreamentos de rios entre outras. Em todas as estações os visitantes podem sanar dúvidas, fazer questionamentos aprender de forma divertida e interativa.

MUNICÍPIOS SELECIONADOS

Foram selecionados 15 municípios tendo por base os seguintes critérios: menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), menor renda per capita, maior índice de analfabetismo, presença de assentamentos de reforma agrária e terras indígenas.

Entre os municípios selecionados, 11 também fazem parte do Território da Cidadania – Baixo Araguaia, um programa do Governo Federal que visa reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que vivem nas regiões mais carentes e isoladas do País.

EQUIPE

O Museu da Cidadania conta com uma equipe multidisciplinar qualificada que está viabilizando o acesso do público em geral ao conhecimento científico e tecnológico e promovendo ações que contribuam com a redução das desigualdades sociais. Entre os participantes estão doutores, mestres, especialistas e graduados em diversas áreas do conhecimento.

LOCAIS JÁ VISITADOS

Até o momento já foram visitados o Assentamento de Reforma Agrária Banco Safra em Nova Xavantina, que serviu como viagem piloto. A primeira etapa o Museu da Cidadania esteve nos municípios de Luciara, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, Confresa, Santa Terezinha e São José do Xingu.

A segunda etapa percorrerá os municípios de Alto Boa Vista, Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada e Bom Jesus do Araguaia. Em seguida o projeto estará em Nova Xavantina, Nova Nazaré, Cocalinho, Campinápolis, e Ribeirão Cascalheira.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114