Cuiabá | MT 28/03/2024
Variedades
Quarta, 30 de novembro de 2011, 10h23

Cinedebate Intec apresenta ''A Raiz de Todo o Mal''


 O grupo de pesquisa Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (Intec) apresenta nesta quarta-feira (30) mais uma sessão de seu cinedebate. Como parte da mostra “História da Ciência”, o grupo discute o filme “A Raiz de Todo o Mal” a partir das 14h no Cineclube Coxiponés. A discussão será mediada pelo coordenador do Intec, o professor doutor Joel Paese, do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 O documentário britânico em debate foi escrito e apresentado pelo biólogo Richard Dawkins, um dos maiores ateístas da atualidade. No trabalho, ele apresenta o argumento de que o conhecimento religioso se opõe aos métodos do conhecimento científico e pode ser considerado um mal para o progresso intelectual da humanidade. O pesquisador conversa com líderes de diferentes expressões religiosas ao redor do mundo, afirmando a similaridade de todos em crer em afirmações sem base empírica e assim, repassar dogmas nocivos para o livre desenvolvimento da racionalidade.

Cinedebate - O Cinedebate Intec tem o objetivo de promover sessões de cinema para debater temas ligados ao universo temático do grupo de pesquisa, permitindo uma discussão crítica e aprofundada de ideias, imagens, cosmovisões e mitos sobre a ciência e a tecnologia. Na próxima sessão, no dia 14 de dezembro, o grupo apresenta o filme “Criação”, que acompanha Charles Darwin na concepção de sua obra mais importante, “A Origem das Espécies”, e em sua relação conflituosa com a religião. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114