Artigos

50ª Rima - A liminar
Alessandra Rosa Da Silva Carvalho
Políticos e redes sociais
Margareth Botelho
Ações que se completam
Carlos Brito
Resiliência
Gabriel Novis Neves
Parabéns meus homens
Marcos Bidoia
» mais
Comentar           Imprimir
Variedades
Quarta, 18 de julho de 2012, 12h02

Exposição de Tânia Pardo continua no Sesc Casa do Artesão


 

A mostra traz telas e objetos utilitários da premiada artista e designer gráfica

Se você ainda não viu, dá tempo de conferir a Exposição Identidade com a artista e designer gráfica Tânia Pardo, no Sesc Casa do Artesão, no bairro Porto, em Cuiabá. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de julho, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, e aos sábados das 8h30 às 13h. Vale ressaltar que a entrada é franca.

A exposição é composta por objetos como os kits para escritório (porta-caneta, porta-clip, risque e rabisque), kits de cozinha (balde de gelo, bandeja-bar, porta-talher, etc.) e outras utilidades. As peças, como tudo que a artista produz, são 100% artesanais e criadas dentro de um padrão de sustentabilidade e design exclusivo, utilizando MDF, couro de peixe, pedras brasileiras e fibras de sisal e bananeira.

Além disso, o visitante poderá apreciar alguns de seus quadros, como a tela ‘Bambus’ – ganhadora da medalha de ouro no Salão Internacional de Artes, promovido pela Academia Nacional de Artes (ANAP), na categoria "Moderno". Na obra, Tânia retratou o material que deu nome ao trabalho e acrescentou sobreposições de madeira. "A natureza é minha inspiração", resume Tânia.

Para Laura Almeida, a coordenadora da exposição, uma das características da artista é apresentar produtos que possuem designer e, ao mesmo tempo, que apresentem funcionalidade. “Tânia encontrou na matéria-prima regional o diferencial para dar destaque no seu trabalho”, avalia, ressaltando que essa peculiaridade agrada aos turistas nacionais e internacionais, além do público cuiabano, que visitam a Casa do Artesão.

A coordenadora explica ainda que a mostra faz parte do projeto Exposição Identidade, realizado pelo Sesc Casa do Artesão, que busca divulgar e preservar a cultura mato-grossense, por intermédio da valorização da arte, do artesanato, e de artistas e artesãos. “Neste espaço, eles podem expor suas obras e as técnicas utilizadas na produção da sua arte”, destaca.

Trajetória - Tânia Pardo é natural do interior do estado de São Paulo, do município de Arco-Íris, e há nove anos reside em Sinop, na região norte de Mato Grosso.

Graduada em Letras, desde a infância sentia-se atraída ao mundo das artes e há doze anos se dedica ao artesanato e às artes plásticas.

Recentemente seu trabalhado recebeu reconhecimento com o primeiro lugar do 4º Prêmio SENAI de Design da Terra, na categoria artesanato com as peças Linhas Raízes da Terra.

Também foi convocada, juntamente com outro 51 brasileiros, para expor em Roma, capital da Itália, na quarta Mostra Brasileira em Roma (25º Troféu Medusa Áurea), que aconteceu de 19 a 27 de maio, em um hotel.

Na ocasião, foi condecorada com a medalha de menção honrosa pela obra exposta: ‘Campo de 11 horas’, na qual utilizou recursos como folha de ouro oxidada, com texturização acrílica e aquarelado. Além de ter o trabalho reconhecido internacionalmente, agregou bagagem cultural adquirida no intercâmbio com artistas de outros países.


Agendamento e informações sobre a exposição: (65) 3611-0500.
 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Quantos prefeitos-em chefe existem em Primavera do Leste?

Dois
Três
Cinco
É intriga dos adversários
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114