Cuiabá | MT 29/03/2024
Variedades
Quinta, 20 de dezembro de 2012, 14h43

Canil da DRE ganha viatura adaptada para o transporte de cães


Um veículo Renault Máster adaptado para o transporte de cães é a nova viatura do Canil da Delegacia Especializada de Repressão de Entorpecentes (DRE). O furgão entregue nesta terça-feira (18.12) será utilizado no deslocamento dos cachorros adestrados, em atividades de repressão do tráfico de drogas da Polícia Judiciária Civil e apresentações artísticas. 

A viatura canil tem capacidade de transportar seis cães, além de dispor de lugares para 10 pessoas. Até a chegada do veículo, os cães eram transportados em uma caminhonete dentro de uma caixa de fibra específica para animais. Em deslocamentos maiores, no caso de eventos ou diligências no interior do Estado, era necessário que os animais viajassem com um dia de antecedência por conta do stress causado pela acomodação inadequada.

Segundo o adestrador dos cães, o investigador Francisney Dias Ferreira, como o calor em Cuiabá é muito forte os animais transportados já chegavam às ações cansados. “O fato do veículo ser climatizado vai melhorar muito o desempenho dos cães”, disse o investigador.

O policial que está há quatro anos desempenhando suas funções junto aos animais ainda destacou a sua alegria com a nova aquisição. “É um sonho realizado. Estou muito feliz essa aquisição fundamental para acondicionamento dos cães”, afirmou o adestrador.

Para a delegada titular da DRE, Alana Cardoso, o recebimento da viatura canil é um marco na história da PJC. “A aquisição dessa viatura consolida o canil como uma unidade policial que funciona dentro da Delegacia, que conta com a dedicação exclusiva de 3 servidores”, disse a delegada.

A delegada ainda destacou a importância da chegada da viatura para os animais. “Os cães precisam de condições mínimas para serem transportados. Com as intempéries climáticas os animais acabavam sofrendo muito. O veículo oferece um melhor acondicionamento, causando menor desgastes dos cães durante o deslocamento”, concluiu a titular da DRE.

Conforme Alana, uma das metas da Especializada para o ano de 2013 será a construção das instalações definitivas do canil.

O veículo foi adquirido com recursos do Governo Federal, por meio de convênio com o Ministério da Justiça firmado em 2010, cujo valor de repasse chega a quase R$ 800 mil, para aquisição de recursos para o desempenho de ações voltadas a repressão de entorpecentes.

Pelo convênio a Polícia Civil ainda adquiriu 4 caminhonetes, 10 notebooks, 4 computadores, ferramentas de investigação e equipamentos para o canil. A viatura canil chega na fase final de execução do convênio, faltando agora serem entregue apenas 2 veículos populares descaracterizados que serão utilizados nas investigações.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114