Cuiabá | MT 20/04/2024
Variedades
Sexta, 12 de julho de 2013, 10h39

Luz para Todos tem deficit de 30 mil ligações em MT


O Programa Luz para Todos do Governo Federal ainda não atende todas as propriedades rurais de Mato Grosso. Estima-se que em todo o estado 30 mil propriedades estão às escuras. A demanda foi apresentada ao Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pelos deputados Pedro Satélite (estadual) e Eliene Lima (federal) ambos do PSD, durante reunião em Brasília, que contou ainda com a participação de prefeitos e vereadores de 11 municípios da região norte do Estado.

No levantamento realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso tinha uma demanda de 17 mil pontos de ligações elétricas. Já os números de solicitações recebidas até junho de 2013, pela Rede Cemat, concessionária de energia elétrica de Mato Grosso, revelam que o deficit do estado quase dobrou em 2 anos, passando para aproximadamente 31 mil ligações. Destas, 5 mil propriedades devem ser atendidas pelo Luz para Todos até 2014.

Diante destes dados as autoridades mato-grossenses cobraram de Lobão que o programa seja ampliado no estado. “Pelos números do próprio Ministério de Minas e Energia, onde o Luz para Todos chegou a qualidade de vida do homem do campo melhorou em 91,2%. Só esse dado já é suficiente para mostrar a necessidade e a importância de ampliarmos as ligações no estado”, frisou Satélite.

O ministro disse que já solicitou à Rede Cemat um levantamento das demandas existentes no estado, e que será elaborado um plano para execução da ligações até 2018, dentro de um programa de universalização de energia elétrica. Entre os municípios mato-grossenses com maior número de pedidos de ligações está Cotriguaçú com (1300), Nova Bandeirantes (1252) e Guarantã do Norte com (641).

A audiência em Brasília, contou com a participação dos prefeitos Asiel Bezerra (Alta Floresta), Antônio Domingos Rufatto (Paranaíta), João Batista (Cláudia), Vicente Gerotto (Nova Canaã do Norte), Sandra Martins (Guarantã do Norte), José Hélio (Novo Mundo), Milton Toniazzo (Terra Nova do Norte), Solange Sousa (Nova Bandeirantes), vice-prefeito Ademir Crispim (Colíder), vereador José Carlos Batista (Cotriguaçú) e vereador Carlinhos (Santa Rita do Trivelato). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114