Cuiabá | MT 16/04/2024
Variedades
Segunda, 04 de novembro de 2013, 14h32

Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação escolhe nova coordenação e elabora planos para 2014


Prestes a completar um ano de atividades neste mês de novembro, o Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) já conta com diversas realizações e elabora ações para serem desenvolvidas no próximo ano. Em sua sétima reunião, realizada no dia 24 de outubro, foi também escolhida a nova coordenação do Fórum, que conta com pesquisadores dos quatro campi. Para a Coordenação Geral, foi escolhido o professor Francisco José Dutra Souto, da Faculdade de Medicina, juntamente com seis professores (ver abaixo).

As principais ações realizadas ao longo deste ciclo foram a elaboração de um banco de dados dos pesquisadores, aprovação do Regimento Interno do Fórum, ações junto aos governos Federal e Estadual em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), parcerias com instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recepção do professor Mark Johnson (University of British Columbia/Canadá), que realizou palestra sobre as novas dimensões do fazer ciência, em abril deste ano.

Alguns dos encaminhamentos já foram conduzidos pela administração superior da Universidade, como a criação da Secretaria de Relações Internacionais (Secri).

A professora Michèle Sato, que integra o grupo de trabalho Relações com a Comunidade Interna e Externa, observa que o ano foi proveitoso, especialmente por proporcionar trocas de saberes e integração com pesquisadores de diversos ramos de conhecimento.

Conforme o vice-reitor João Carlos de Souza Maia, que coordenou o Fórum nessa primeira etapa, o próximo passo será finalizar o documento das políticas de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio de propostas elaboradas pelos membros dos sete Grupos de Trabalho do Fórum. A conclusão das discussões está prevista para dezembro e a apresentação das propostas será na reunião seguinte, do Fórum, em fevereiro de 2014. Após esse processo, o documento será levado para a apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Nova Coordenação do Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMT

Francisco José Dutra Souto (Faculdade de Medicina/FM – coordenador Geral)

Marcus Silva da Cruz (Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS)

Rogério Junqueira Prado (Instituto de Física/IF)

Josiel Maimone de Figueiredo (Instituto de Computação/IC)

Eduardo Guimarães Couto (Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia/Famevz)

Joanis Tilemahos Zervoudakis (Pró-reitor de Pesquisa/PROPeq)

Jerry Magno Ferreira Penha (Instituto de Biociências/IB) 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114